O músculo esquelético humano pode ser dividido em duas categorias gerais: a) fibras lentas tipo I e b) fibras rápidas tipo II (tipo IIx e tipo IIa), que possuem características distintas como apresentado na tabela abaixo.
Embora alguns músculos sejam compostos predominantemente por fibras rápidas ou por fibras lentas, a maioria dos músculos do corpo contém uma mistura de tipos destes fibras lentas e rápidas.
Fonte: ALMEIDA, F. N. Fisiologia Humana. Maringá: Unicesumar, 2019, p. 90.
Tabela de diferenças entre os tipos de fibras musculares.
Fonte: Powers e Howley (2014, p. 179)
Analisando o texto e a tabela, suponha que temos dois atletas, um maratonista e um velocista, em que o suprimento energético (ATP) desses atletas durante a prova ocorre de forma predominante por diferentes metabolismos. Embora tanto fibras do tipo II (branca – fibras de força) quanto do tipo I (vermelha – fibras de resistência) realizem os mesmos metabolismos energéticos, podemos ver na tabela que os há diferenças entre os sistemas energéticos predominantes, entre os grupos de fibras musculares esqueléticas, assim como ocorre para as outras características das fibras. Dessa forma, assinale a alternativa que mais representa os tipos de fibras encontrados em um maratonista e um velocista:
Alternativas
Alternativa 1:
Possuem e utilizam as fibras do tipo I e II em proporções iguais, pois apenas a distância da atividade física é diferente, sendo que os movimentos se repetem nos dois esportes.
Alternativa 2:
Possuem diferenças nas proporções de fibras, sendo que o maratonista apresenta maior quantidade de fibras do Tipo I, com maior número de mitocôndrias para respiração celular, e o velocista possui maior quantidade de fibras do tipo II, com menor quantidade de mitocôndrias, pois realiza em maior quantidade a fermentação lática.
Alternativa 3:
Possuem diferenças nas proporções de fibras, sendo que o velocista apresenta maior quantidade de fibras do Tipo I, com menor número de mitocôndrias para respiração celular, e o maratonista possui maior quantidade de fibras do tipo II, com maior quantidade de mitocôndrias, pois realiza em maior quantidade a fermentação lática.
Alternativa 4:
Possuem e utilizam durante o exercício apenas fibras do tipo I, pois é a fibra que armazena uma menor quantidade de mitocôndrias, portanto realiza em maior quantidade a fermentação lática.
Alternativa 5:
Possuem e utilizam durante o exercício apenas fibras do tipo II, pois é a fibra que armazena uma maior quantidade de mitocôndrias, portanto realiza em maior quantidade a respiração celular (metabolismo aeróbico).
Soluções para a tarefa
Respondido por
11
As diferenças entre os tipos de fibras musculares estão especificadas na Alternativa 3.
Fibras musculares podem ser compreendidas como fibras vermelhas e brancas.
Fibras musculares vermelhas representam as fibras de contração lenta, as quais estão associadas a movimentos que exigem maior resistência, como ocorre com os maratonistas.
Já as fibras musculares brancas, estão associadas a fibras de contração rápida, tipo 2, associadas a movimentos que exigem maior força e um menor período de tempo, e diante disso, envolvem velocistas.
marciocopiosop5l9ty:
grupo whats 44991723379
Maratonista- tipo I lenta; +mitocondria
Velocista-rapido TipoII, menos mitocondria
Respondido por
7
Resposta: Alternativa 2
Explicação: resposta verificada
Perguntas interessantes
Matemática,
5 meses atrás
Matemática,
5 meses atrás
Ed. Técnica,
5 meses atrás
Matemática,
6 meses atrás
Biologia,
6 meses atrás
Português,
11 meses atrás
Biologia,
11 meses atrás
Biologia,
11 meses atrás