O muro que separa parte do território dos EUA e do México
é uma barreira aos fluxos migratórios. Essa é a única barreira
que os migrantes latino-americanos precisam enfrentar para
conseguir se estabelecer nos Estados Unidos? Explique.
Soluções para a tarefa
O Muro do México é alvo de muitas críticas em todo o mundo e possui o objetivo de barrar ou conter a entrada de imigrantes ilegais do território mexicano em direção aos EUA.
A fronteira que separa o México dos Estados Unidos é conhecida pela grande presença de grupos migratórios ilegais – a maioria formada por mexicanos –, que se deslocam em direção ao norte em busca de melhores condições de vida. Por esse motivo, os EUA resolveram construir, a partir de 1994, um muro entre os dois países e dificultar o processo de entrada de imigrantes oriundos do sul no país. Essa construção é popularmente conhecida como Muro do México ou Muro México/EUA.
Resposta: Não. Além da barreira física na fronteira com o México, ao longo da história, o governo dos EUA criou leis que dificultaram a entrada de imigrantes em seu território. Além disso, os imigrantes latino- americanos precisam enfrentar uma série de barreiras simbólicas, como preconceito e xenofobia, e diferenças linguísticas e culturais, para conseguirem se adaptar à vida nos Estados Unidos.