ENEM, perguntado por betaniaferreira3764, 1 ano atrás

O mundo revivido Sobre esta casa e as árvores que o tempo esqueceu de levar. Sobre o curral de pedra e paz e de outras vacas tristes chorando a lua e a noite sem bezerros. Sobre a parede larga deste açude onde outras cobras verdes se arrastavam, e pondo o sol nos seus olhos parados iam colhendo sua safra de sapos. Sob as constelações do sul que a noite armava e desarmava: as Três Marias, o Cruzeiro distante e o Sete-Estrelo. Sobre este mundo revivido em vão, a lembrança de primos, de cavalos, de silêncio perdido para sempre. DOBAL, H. A província deserta. Rio de Janeiro: Artenova, 1974. No processo de reconstituição do tempo vivido, o eu lírico projeta um conjunto de imagens cujo lirismo se fundamenta no A inventário das memórias evocadas afetivamente. B reflexo da saudade no desejo de voltar à infância. C sentimento de inadequação com o presente vivido. D ressentimento com as perdas materiais e humanas. E lapso no fluxo temporal dos eventos trazidos à cena.

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por thaissacordeiro
51
Olá.


Conforme o enunciado, compreende-se que a alternativa correta é a letra A.



A escolha pela alternativa A pode ser justificada porque o poema do autor H. Dubal apresenta uma série de descrições de como o espaço pode ser agenciado de uma forma mais subjetiva, e claramente sensível, como podemos compreender melhor ao lermos a primeira estrofe do texto apresentado.

Desta forma, conseguimos compreender, que nada mais é, que uma forma de apresentar os aspectos concretos, que estão ligados a uma interpretação que varia de acordo com o que a pessoa enxerga.

Espero ter ajudado! Abraços.
Respondido por sabela10
2

Resposta:

alternativa A)

Explicação:

inventário das memórias evocadas afetivamente.

Perguntas interessantes