“O mundo não é um objeto que existe ‘fora de nós’, a ser analisado racionalmente, contrastado com um sujeito contemplativo: o mundo nunca é algo do qual possamos sair e nos confrontarmos com ele”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: EAGLETON, Terry. Teoria da literatura: uma introdução. Trad. Waltensir Dutra. São Paulo: Martins Fontes, 2006. p. 95. Levando em consideração o fragmento do texto dado e os conteúdos do texto-base Recepção e leitura no horizonte da literatura em torno do que Hans Robert Jaus chamou de “horizonte de expectativa”, analise as assertivas a seguir, assinalado V para as verdadeiras e F para as falsas: I. ( ) Os leitores ficam imunes às obras que consomem. II. ( ) O “saber prévio” do leitor é algo construído coletivamente. III. ( ) A recepção está condicionada a códigos vigentes, normas sociais e estéticas. IV. ( ) A configuração estética da obra é imutável e determinante para se configurar o horizonte de expectativas. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: A V – F – V – F B V – F – V – V C F – V – V – F D V – V – F – F E F – V – F – F
Soluções para a tarefa
A Teoria da Literatura fala sobre o que é Literatura, apresentando teorias de como ela é criada, porque é criada e seus impactos na sociedade, arte e indivíduo.
É sabido pela Teoria da Literatura que textos literários têm características específicas e uma delas é a capacidade de inferir, transformar ou moldar o leitor. É muito comum ouvirmos que certo livro mudou a vida de alguém, ou que a pessoa que leu se sentiu afetada pela história apresentada. Uma literatura mexe com as emoções, ensina e oferece pontos de vista diferentes dos que o que você já tem, ou seja, afeta você diretamente. Não há como dizer, portanto, que os leitores ficam imunes às obras que consomem, sendo esta uma alternativa falsa.
A segunda alternativa diz que "o saber prévio" do leitor é algo construído coletivamente. Reflita: tudo o que você sabe veio apenas da sua mente? É tudo invenção sua, ou o que sabemos é conhecimento que é transmitido por inúmeras pessoas há milhares de anos? Nosso "saber prévio" é construído coletivamente, ao passar do tempo e das gerações. Esta é uma alternativa verdadeira.
A terceira alternativa fala sobre a recepção ao texto estar condicionada a códigos vigentes, normas sociais e estéticas. O que isto quer dizer é que, ao lermos um texto literário, nossas crenças sobre o que é certo ou errado, as leis da sociedade e até mesmo o que esperamos de um texto em sua estética, em sua organização visual, fazem que nós recebamos o texto de uma forma mais agradável ou tenhamos repulsa por ele. Portanto, essa terceira alternativa é verdadeira.
A quarta alternativa diz que a configuração estética da obra é imutável e determinante para se configurar o horizonte de expectativas. Bem, a estética é mesmo importante para posicionar a expectativa do leitor onde o autor quer, mas não podemos dizer que ela é imutável. Um texto literário pode começar com uma estética mais tradicional e depois mudar em uma parte para a estética da poesia, por exemplo, para passar a mensagem do modo que o autor deseja. Por isso, a alternativa IV é falsa.