O mundo grego no século IV a. C. era marcado por uma estrutura de cidades-Estado dispersas pelo território helênico. Essa fragmentação política levou os filósofos a procurarem estabelecer uma ideia sobre as formas de governo que fossem as mais adequadas. Entre essas ideias, pode-se destacar: *
a. a aristocracia rural, defendida por Heráclito
b. a democracia racional, defendida por Demócrito
c. a oligarquia comercial, defendida por Sócrates
d.o governo de filósofos, defendido por Platão
Soluções para a tarefa
Resposta:
Alternativa correta D) o governo de filósofos, defendido por Platão
Explicação:
Sofocracia (de sophrosine: virtude da moderação), ou governo dos sábios, é a teoria filosófica antiga de um sistema político defendido por Platão em A República. Neste sistema, só poderá governar quem contemplou a ideia de Bem, o filósofo. Assim se constituiria o regime ideal, sob a óptica de Platão.
A proposta política mais famosa de Platão é a do governo dos filósofos. Portanto, a alternativa D é a correta.
Esta proposta política, colocada em forma de hipótese n'A República, baseia-se na ideia de que, sendo o filósofo quem melhor governa sua própria alma, melhor ele conduzirá a alma da cidade.
Toda A República é uma investigação sobre o que é o bem viver. Para isso, Platão amplia a lente, logo no inicio da obra, e permanece comparando a vida do homem com a vida da cidade.
O filósofo, como conta a alegoria da caverna, é aquele que consegue sair do mundo das aparências e penetrar no mundo inteligível por meio de um grande esforço.
Platão vê o governo dos filósofos como a saída ideal por ter presenciado a grande injustiça que a democracia ateniense cometeu: se deixarmos o governo nas mãos de uma democracia, o perigo de se condenar a mente mais brilhante desta mesma democracia - Sócrates - é um perigo real. Logo, os filósofos evitariam tamanha injustiça.
Para saber mais: https://brainly.com.br/tarefa/30412730