O mundo feudal se formou a partir das ruínas do Império Romano do Ocidente. As crises internas desse Império se combinaram com as invasões Bárbaras e levaram o estado Romano ao fim. O Império Romano do Ocidente ficou dividido em vários pequenos reinos com as invasões Bárbaras. A Europa passou por um processo de ruralizacao, pois as pessoas começaram a fugir das cidades para morar no campo. a) O que ocorreu com as cidades e o comércio? b) Com ficou organizado o poder na Europa durante a Idade Média ?
É URGENNNNTTTTTEEEEEEEEEEEE POR FAVORRRRRRR
PS 35 PONTOS
Soluções para a tarefa
Resposta:
As cidades romanas se esvaziaram e ressurgem após as Cruzadas.
O comércio ficou quase inexistente, a sobrevivência era baseada na autossuficiência.
O poder era descentralizado ou poder local.
Explicação:
A ruralização é porque as "villas" dos patrícios ofereciam maior segurança que as cidades, durante os ataques bárbaros, por isso a ruralização. Como circular era algo perigoso os centros urbanos foram esvaziados e abandonados, tudo questões de sobrevivência. Nesse caso os romanos buscaram criar fortalezas (castelos) e por vezes os bárbaros venciam e viravam os novos donos das terras e trabalhadores (deixou de existir a escravidão e passou a ser servidão = servos).
Tudo que se precisava era produzido localmente, por isso o comércio ficou inerte durante cinco séculos, ressurge após o ano 1000 , então junto as cidades renascem.
O poder antes do Imperador romano passa a ser exercido por cada dono de villa (que vira feudo) sejam os antigos romanos ou os invasores vitoriosos, enfim começa a fase de "senhores feudais" mandando cada qual no seu feudo. A divisão em alguns grupos era por títulos de nobreza.
PS: tem um vídeo chamado: Grandes Civilizações Império Carolíngio , que dá uma ideia sobre a estrutura de poder.