História, perguntado por diegoalves8, 1 ano atrás

O mundo é uma aldeia global e tudo o que nele acontece afeta todas as áreas do planeta. O global, o nacional, o regional e o local são instâncias interdependentes. É possível afirmar que isso também se aplica às questões ambientais?


diegoalves8: Resposta correta é: Essa afirmação se aplica completamente às questões ambientais. Essas instâncias se relacionam de tal modo que se tornam dependentes entre si. O que afeta uma dessas esferas é sentido em outra delas.
juliaini: obrigada corretissima
Adrinata: obrigado
MaaryShady123: É nos países desenvolvidos que se concentra a “poluição da riqueza”: chuva ácida, usinas nucleares, montanhas de lixo aterrado, doenças provocadas pelo excesso de bebidas, álcool ou drogas. Nos países emergentes, no que diz respeito às grandes maiorias, concentra-se a “poluição da miséria”: subnutrição, ausência de água potável, falta de saneamento básico, lixões a céu aberto, ausência de atenção médica e medicamentos. Pode-se afirmar que a poluição:
Jacquelineanjo: correto
vrsillas: correto
ThabataMartins: Essa afirmação se aplica completamente às questões ambientais. Essas instâncias se relacionam de tal modo que se tornam dependentes entre si. O que afeta uma dessas esferas é sentido em outra delas.
andreikstandreik: certoooooo

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
681
Olá, tudo bem?

Sim, é possível afirmar que tudo o que acontece no mundo afeta todas as áreas do planeta quando tratamos de questões ambientais.

É claro que aí está implícita uma noção de grau: se uma árvore morrer na América do Norte, não serão sentidas mudanças na Ásia, mas se uma floresta morrer na América do Norte, as consequências serão mensuráveis em todo o mundo.

Por estas mudanças ocorrerem gradativamente, não parece evidente que afetam o mundo inteiro, mas quando um determinado país polui muito o ar e destrói a camada de ozônio, todos os demais países sofrem com os efeitos. 

Do mesmo modo, os efeitos do aquecimento global, causados, em sua grande maioria, pelos países mais industrializados, são muitas vezes sentidos por pequenos países insulares, que já começam a ter os seus territórios aos poucos tomados pelas águas, mesmo que eles mesmos poluam muito pouco.

Ou seja, aquilo que é feito em um país, desde que possua um significado grande o suficiente, afeta todos os demais quando tratamos de questão ambiental, do mesmo modo como a crise de uma economia grande afeta todos os demais.
Respondido por ferretti
226

Quando afirmamos que o mundo é uma aldeia global, o que tentamos dizer é que, no mundo globalizado, tudo é inter-relacionado. Na prática, ações que são realizadas em âmbito nacional, regional e local, acabam refletindo, como resultado, num contexto global.

Em termos econômicos, políticos e sociais isso é evidente. Mesmo conflitos regionais, como foi o caso da Primavera Árabe, movimentou o mundo quando de seu acontecimento.

Quando a discussão, no entanto, é sobre temas ambientais, isso fica ainda mais claro: a emissão de gases poluentes no Brasil pode acarretar problemas na Índia, assim como o contrário é também verdadeiro. Não há como escapar da influência ambiental e por isso é importante agir com ética e consciência.

Saiba mais:  https://brainly.com.br/tarefa/18189882

Anexos:
Perguntas interessantes