O mundo do trabalho viveu, como resultado das transformações e metamorfoses em curso nas últimas décadas, uma múltipla processualidade: de um lado, verificou-se uma desproletarização do trabalho industrial, fabril, nos países de capitalismo avançado. Houve uma diminuição da classe operária industrial tradicional. Paralelamente, efetivou-se uma significativa subproletarização do trabalho, decorrência das formas diversas de trabalho parcial, precário, terceirizado, subcontratado, vinculado à economia informal, ao setor de serviços etc. (Antunes, 1997).
Assinale a opção correta que pode decorrer da reflexão acima.
A. Sob o capitalismo avançado, acontece a supressão ou eliminação da classe trabalhadora. Trata-se de um verdadeiro “adeus ao proletariado”.
B. Não há nenhuma relação entre a substituição do trabalho vivo pelo trabalho morto e a possibilidade de conversão do trabalhador em supervisor e regulador do processo de produção.
C. Pode-se constatar um aumento considerável dos operários industriais e um declínio progressivo no trabalho precário, informal, temporário etc.
D. A década de 1980 presenciou, nos países de capitalismo avançado, profundas transformações no mundo do trabalho, nas suas formas de inserção, na estrutura produtiva, nas formas de representação sindical e política.
E. O progresso no universo do trabalho configura um processo homogêneo, lógico e linear
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta:
letra e
Explicação:
confia
Perguntas interessantes
Administração,
3 meses atrás
Informática,
3 meses atrás
Matemática,
3 meses atrás
Inglês,
4 meses atrás
Português,
4 meses atrás
História,
9 meses atrás
Química,
9 meses atrás