ENEM, perguntado por garotodeouropa8183, 10 meses atrás

O mundo do trabalho é fator determinante sobre o lazer na sociedade. Isso porque o lazer faz parte do tempo de não trabalho e não obrigações. Além disso, as características do trabalho de uma pessoa podem influenciar na sua escolha do tipo de lazer. BITTENCOURT GABRIEL, O. P. Recreação e Lazer. Maringá: UniCesumar, 2019. Considerando que o conceito de lazer foi se modificando ao longo da história de nossa sociedade, a seguir analise as afirmações: I - Na sociedade tradicional, predominantemente rural, não havia tempo disponível para o lazer, que só veio a ser conquistado com a industrialização e os direitos trabalhistas. II - Na sociedade tradicional, principalmente rural, não havia separação entre as atividades de lazer e trabalho. O trabalho, a alegria e o lúdico estavam presentes na mesma esfera/espaço. III - Na sociedade moderna, predominantemente urbano-industrializada, modificou-se a rotina e os costumes do trabalhador, sendo agora separados o tempo de trabalho e o tempo de lazer. É correto o que se afirma em:

Soluções para a tarefa

Respondido por ruancastro15
10

As alternativas II e III estão corretas, apenas.  O desenvolvimento do estudo sobre a importância do lazer é fundamental para que possamos viver em uma sociedade menos estressada.

  Em decorrência desse fato , podemos observar que é bastante interessante o desenvolvimento do lazer para o público geral de modo que o governo tem papel fundamental nesse processo de modo a proporcionar o lazer para a população pois faz parte da saúde física e mental.

Respondido por deideclaudinooficial
4

Resposta: II e III, apenas.

Explicação:  Livro Recreação e Lazer (Unicesumar) pag 20

Marcellino (2003) afirma, ainda, que a industrialização é o divisor de águas entre os dois estágios  (sociedade tradicional e moderna). Este processo  de mudança gera modificações significativas no  comportamento das pessoas, bem como no meio- -ambiente.

Esta quebra espaço-temporal, advinda de um  novo modo de produção, gerou novas atitudes por  parte dos trabalhadores, pois as relações com as várias obrigações sociais também foram transformadas. Destaco que houve uma ruptura, por exemplo,  do tempo/espaço de trabalho. Até então o locus de  trabalho estava intimamente ligado à festa, ao lúdico, ao prazer. Ao passar por esta cisão, a alegria e  o lúdico, que estavam presentes na mesma esfera,  passam a existir como possibilidades em espaços/

tempos diferentes.

Perguntas interessantes