ENEM, perguntado por jussarakalin, 1 ano atrás

o mundo do trabalho e as expectativas do Futuro​

Soluções para a tarefa

Respondido por mirela907
12

Resposta:

TRABALHO NO PASSADO

Muitas profissões que já foram importantes para nossa sociedade, hoje estão extintas.

Telefonistas, leiteiros, vendedores de enciclopédia, arrumadores de pinos de boliche são exemplos de profissionais que deixaram de ser úteis com o advento de certas tecnologias. Agentes e agências de viagens são cada vez mais raros, agora que é possível planejar e comprar o que for necessário para uma viagem inteira pela internet, sem experiência prévia e sem sair de casa. O Uber está desestabilizando a profissão de taxista e, assim que for possível, pretende substituir seus motoristas por carros autônomos.

Segundo uma pesquisa da Universidade de Oxford, os avanços tecnológicos afetam 47% dos empregos nos Estados Unidos. E, aqui no Brasil, o Ibope divulgou quais profissões serão substituídas por máquinas nos próximos anos, segundo o que acreditam trabalhadores entrevistados: operários de fábrica, guarda/segurança, bancário, piloto de avião e analista de sistemas.

Vivemos um período de transição e de grandes mudanças. E, por isso, é preciso se adaptar, adquirir novas habilidades e buscar novos conhecimentos.

TRABALHO NO FUTURO

Prever quais profissões surgirão nos próximos anos é bem difícil. Alguns fatores como a rápida evolução tecnológica, as mudanças demográficas e a escassez de recursos naturais são chave para as transformações futuras e já estão modificando a economia e a sociedade atuais. Assim, baseando-se nas nossas necessidades presentes e no que está surgindo, é possível antecipar algumas tendências de profissões que estarão em alta.

Especialistas afirmam que áreas como sustentabilidade, inovação, tecnologia, qualidade de vida e biotecnologia têm a tendência de desenvolver novas profissões no futuro. Serão necessários profissionais dedicados à atender as demandas da população idosa, criadores de conteúdo, fazendeiros para fazendas verticais, especialistas em mudanças climáticas, em gestão de resíduos e gestores de inovação.

Há também previsões de demanda por profissionais de telemedicina, para que as pessoas em áreas remotas tenham acesso a diagnósticos, e de gestores de big data, profissionais que possam lidar com o grande volume de informações que circulam.

os brasileiros esperam das empresas e do mercado de trabalho no futuro. Remuneração variável, horário flexível e trabalhar com profissionais de diversas nacionalidades, mas cada um alocado em seu país, foram as tendências apontadas pelos quase mil entrevistados.

Mais importante do que as novas profissões e tendências de como vamos trabalhar no futuro, é a mudança que está ocorrendo nas expectativas e nos valores em relação ao trabalho.

Perguntas interessantes