“O mundo corporativo passa por constante evolução e os profissionais precisam se adequar. Essa característica faz com que existam diversos desafios na gestão contemporânea. A dúvida é: como identificá-los e superá-los? A verdade é que a gestão vertical e hierarquizada é bastante reconhecida, especialmente no Brasil. Porém, quando tratamos de um gerenciamento horizontal, o cenário muda de figura. As pessoas se perdem e é comum o sentimento de confusão. Nesse cenário, cabem aos gestores o empenho e a dedicação para mudar o contexto organizacional. É preciso considerar propósitos, pessoas, negócios e projetos, aliando todos esses aspectos para alcançar bons resultados. O desafio é difícil, mas acredite: pode ser superado. Para entender melhor a gestão nos dias atuais, vamos mostrar qual é o papel do líder e apresentar 4 cenários desafiadores” Referência: IBSBUSINESS. Como superar os 4 maiores desafios da gestão contemporânea. “Ambas as gestões são importantes e merecem atenção, no entanto, a Gestão de Talentos está mais relacionada ao RH estratégico e a uma gestão mais contemporânea de pessoas. Muitas empresas não têm prestado atenção nesse movimento e continuam ligadas a uma gestão tradicional, com o departamento pessoal focado no operacional e em práticas mais simples, como a seleção e contratação. Contudo, assim como a gestão de talentos, a gestão de pessoas nas organizações tem total potencial para ser exercida de forma estratégica, gerando mais resultados, desenvolvendo colaboradores de forma mais efetiva e contribuindo para o bom controle da empresa. Um dos pontos que diferem a gestão de pessoas na atualidade de pessoas do RH tradicional é o enfoque dado aos resultados da empresa por meio de indicadores. Neste caso, é feita uma análise mais quantitativa e que, ao mesmo tempo, leva em consideração o indivíduo na sua singularidade, expectativas, qualidade de vida, compatibilização entre trabalho e vida social e na sua capacitação constante..” Referência: BRESSAN, C. A visão contemporânea de gestão de pessoas. A gestão de mudança cuida da criação e da condução de mudanças necessárias para uma organização. Além disso, é responsável pela organização e controle das mudanças dinâmicas. A partir das informações apresentadas, redija uma dissertação argumentativa que contemple os seguintes aspectos : Com base no exposto, explique: por que é tão desafiador fazer mudanças nas organizações? Como a definição de propósitos e objetivos de uma organização pode influenciar em sua gestão contemporânea? Aponte como as pessoas, através da diversidade, contratação e engajamento podem influenciar o processo de mudança organizacional; d. Como a gestão de negócios é afetada pela tecnologia?
Soluções para a tarefa
Por meio da multiplicidade de ideias, geração de novos conhecimentos e desenvolvimento da empresa.
Na prática empresarial, a diversidade (cultural, religiosa ou sexual) pode ser encarada como uma excelente oportunidade para a empresa formar equipes de alto desempenho, onde os membros são capazes de resolver os problemas e conflitos diários.
Desse modo, é importante destacar que a diversidade no ambiente de trabalho pode dar mais visibilidade para a organização (o que contribui para o aumento da reputação) que não possui quaisquer tipos de preconceitos em sua Cultura Organizacional.
Por fim, tecnologia é capaz de trazer flexibilidade, praticidade e agilidade na gestão dos negócios das empresas. Na prática, isso pode ser visto com o uso dos sistemas de informações gerenciais, onde é possível gerar e avaliar relatórios sobre vendas, clientes e financeiro.
Vá e vença!
Resposta:
O líder precisa adequar seu estágio de desenvolvimento ao próprio processo de desenvolvimento da equipe e ajudá-la a lidar com problemas de poder, controle e conflito para começarem a trabalhar juntos eficazmente. Para tanto, precisará de ferramentas de autoconhecimento e de coaching para aprimorar sua comunicação com a equipe.
A comunicação auxilia na maior clareza e comprometimento com propósitos, valores, normas, papéis e metas. E a confiança e a coesão crescem à medida que a comunicação se torna mais aberta e orientada às tarefas. Além disso, é preciso aprender a compartilhar a liderança e o controle entre os membros da equipe. Há uma crescente disposição para compartilhar a liderança e o controle. Aprender a compartilhar a liderança e superar a tendência de concordar para evitar conflitos são os desafios do estágio de integração.
A fim de criar um alicerce sólido para o trabalho em equipe, é importante completar um mapa da equipe nesse ponto ainda inicial do seu ciclo de vida. O mapa é um conjunto de acordos que definem com clareza aquilo que a equipe pretende realizar, por que isso é importante e como a equipe trabalhará em conjunto para atingir resultados. Esse mapa documenta acordos comuns, mas é também um documento dinâmico que pode ser modificado à medida que as necessidades da equipe passam por mudanças. Os acordos do mapa da equipe ligam diretamente o propósito do grupo à visão e aos propósitos organizacionais.
Valores e normas da equipe devem refletir os valores da organização, e, ao mesmo tempo, proporcionar diretrizes para o comportamento apropriado no âmbito da equipe. A identificação de iniciativas da equipe estabelece os alicerces para a determinação de metas e funções; é quando a equipe estabelece estratégias para a comunicação, tomada de decisões e responsabilidades. Uma vez concluído, o mapa proporciona um critério para garantir que a equipe se mantenha na trilha determinada. Todo esse processo pode ser potencializado por meio da aplicação de ferramentas e técnicas de coaching.
Explicação: