O mundo contemporâneo presencia uma mudança fundamental na produção industrial: a implantação de um sistema produtivo mais flexível, o Toyotismo.
Ao contrário do que acontecia no Fordismo, do ponto de vista espacial, explique porque o Toyotismo transforma os espaços industriais tradicionais e permite a descentralização da produção. Gente, me ajudem quem puder, obg!
Soluções para a tarefa
Resposta:
É caracterizado pela flexibilização da produção, com adoção do sistema just-in-time, que produz conforme a demanda. Além disso, nota-se a ausência de estoques. Há também o emprego de tecnologia intensiva, da terceirização produtiva e de mão de obra multifuncional.
Entre suas vantagens estão a diversificação dos produtos, a produção que atende à demanda do consumidor, o cuidado com a qualidade e o emprego de tecnologia e mão de obra qualificada.
O aumento da terceirização, a redução dos postos de trabalho (e consequentemente do desemprego) e a dependência da constante aquisição de matérias-primas são suas desvantagens.
novações do toyotismo
Entre as inovações introduzidas à produção pelo toyotismo, estão:
Ausência de estoques, tanto de matérias-primas quanto de produtos finalizados;
Adequação da produção à demanda, resultando em uma produção por lotes;
Mão de obra multifuncional e altamente qualificada;
Fragmentação da produção (terceirização);
Controle de qualidade realizado em todas as etapas;
Emprego intensivo de tecnologia no processo produtivo.
Explicação:
O modelo de produção introduzido nas montadoras japonesas possui características bastante distintas daquelas observadas até então nos sistemas norte-americanos. Uma das principais diz respeito à estocagem de matérias-primas. Sendo um país dependente da importação de produtos primários destinados à indústria, a criação de grandes estoques se tornava onerosa para as fábricas japonesas.
No toyotismo não existem estoques, nem de matérias-primas, nem dos produtos finalizados. Adotou-se o sistema just-in-time, através do qual o ritmo produtivo, a importação e aquisição de matérias-primas e o processo de entrega ou abastecimento do mercado está em conformidade com a demanda do consumidor, atendendo a prazos preestabelecidos. Com isso, tem-se um sistema de produção flexível.
A flexibilização da produção se estende para as etapas que vão além da montagem, caracterizando assim o processo de terceirização produtiva. Isso quer dizer que nem todos os processos são realizados no interior da mesma fábrica, havendo a difusão da produção pelo espaço geográfico e a criação de grandes cadeias produtivas.