Filosofia, perguntado por jordansal, 9 meses atrás

O Mundo Árabe

A unificação do idioma árabe foi fundamental para unificação da intelectualidade e do conhecimento no oriente. A importância dos tradutores era tão grande, que muitos chegavam a ganhar 500 dinas de ouro por mês, que nos dias atuais, estima-se, chegariam a 42.200 dólares de salário

Por que o livro era tão importante para o califado, para a cultura árabe? O que tem isso a ver com os avanços que viriam séculos mais tarde no mundo ocidental e para a humanidade como um todo?

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
2

Além das razões culturais, da valorização do conhecimento como algo que é precioso por si mesmo e que deve ser cultivado, os livros eram importantes para a cultura árabe por servirem para difundir ideias que facilitavam o governo de um vasto território.

No auge, o Califado Islâmico chegou a dominar territórios que iam da Ásia Central até a Europa, incluindo aí a maior parte do norte da África, de modo que os livros eram uma maneira de difundir a ideologia dominante e facilitar o governo deste território, assim como aumentar a produtividade. Os principais legados árabes neste sentido foram na matemática, tendo desenvolvido a álgebra e difundido a geometria em todo o mundo.

Perguntas interessantes