História, perguntado por Raulw2, 1 ano atrás

O multiculturalismo pressupõe a validade do princípio da igualdade. Esse princípio considera que todos os homens são considerados iguais, em todas as esferas da vida, independente de sua raça, cor, sexo ou cultura. O multiculturalismo utiliza-se do princípio da igualdade, pois fundamenta-se na ideia da presença de várias culturas em um mesmo território, sem a prevalência de uma, com reconhecimento e respeito a todas as culturas. Em um país formado por diversas culturas e etnias que ainda são geradores de desigualdades, as políticas de ações afirmativas são instrumentos de afirmação da diferença para a produção da igualdade. Considerando esse fator, faça uma breve reflexão a respeito da importância das políticas de ações afirmativas para a produção do multiculturalismo no Brasil

Soluções para a tarefa

Respondido por gabriel3765
4
para o Brasil ter mais cultura deveria começar a respeitando as peculiaridades culturais e históricas do racismo a moeda nacional. Podemos aproveitar as experiências positivas e negativas vivenciadas por outros países para inventar nossa próprias soluções e por fim termos uma sociedade culta e sem preconceito

Santosk171: As diversas ações afirmativas criadas no Brasil ao longo dos últimos quinze anos tem sido motivo de crítica de uma pequena parcela da população brasileira, uma pequena elite que no mesmo período acumulou muita riqueza e usufruiu de muitas oportunidades, mas que não quer ver o crescimento de outros seguimentos da sociedade, tão pouco dividir espaços que antes eram frequentados por essa abastada porção da sociedade elitizada.
Santosk171: Os outros segmentos da sociedade, os excluídos, querem apenas uma participação, usufruir dos bens, riquezas e oportunidades oferecidas pela economia, em resumo, ter mais oportunidades.
Santosk171: Também querem o direito à cidadania, a cultura, educação, direitos garantidos pela constituição, mas relegados a essa parcela menos favorecida da nação. Esses programas sociais são na realidade uma correção das desigualdades sociais que ocorreram ao longo dos anos e a confirmação dos direitos constitucionais, alguns destes presentes também na declaração universal dos direitos humanos.
Santosk171: Para que isso dê certo, precisamos agir na causa do problema para acabar com a exclusão social, por isso que programas de cotas para negros e classes menos favorecidas são ações radicais que mexem com privilégios que antes eram dados apenas a determinada parcela da sociedade brasileira. Precisamos incluir mais e excluir menos, acabar com exclusividades. Só assim seremos uma nação melhor, mais igualitária.
Respondido por athirsonsousa
9
O multicultuarismo, em um país como o Brasil, que possui uma miscigenação muito grande e variados tipos de cultura, é algo muito importante pois reduz o preconceito e consequentemente a desigualdade social, pois ninguém vai lhe julgar pela sua cultura e sua religião e é algo que deve ter atenção do governo, para se criar políticas públicas para isso.
Perguntas interessantes