O multiculturalismo é um desafio que interpela as pessoas em profundidade porque põe uma pergunta decidida e urgente sobre a própria identidade e sobre a identidade do outro; e o encontro com o outro, com toda a sua irredutível alteridade, em toda a sua verdade e complexidade, nunca é simples, automático, garantido. É um encontro que produz defesas e resistências de que talvez não se suspeitara; requer a paciência de procurar um terreno comum de encontro e de diálogo, ultrapassando a tentação das conclusões fáceis ou das categorizações preconceituosas e rígidas. O desafio do multiculturalismo coloca-se exatamente nestas reações complexas e, por vezes, não completamente conscientes: entre a defesa de uma identidade estereotipada e indiscutível e a demanda inelutável do reconhecimento da unicidade e peculiaridade de cada um dos interlocutores. O multiculturalismo representa um desafio, porque abre a construção da própria identidade, tendo em conta também a imagem que o outro tem dessa identidade e transmite; a simples presença do outro, do diferente, também quando é ignorada e rejeitada, atinge e modifica sempre.
RAGUSO, Fabrizia. O desafio do multiculturalismo: entre a identidade e o reconhecimento. Uma leitura a partir de Charles Taylor. Disponível em: . Acesso em: 27 mai. 2019 (adaptado).
A partir do texto acima, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. No multiculturalismo universalista, pois que convivem grupos com práticas culturais diferentes, exige-se uma abordagem interdisciplinar para que se estabeleça um denominador comum, como, é o caso, por exemplo, do respeito aos direitos humanos.
PORQUE
II. Cada cultura, de acordo com a abordagem universalista do multiculturalismo, é livre para estabelecer seus próprios valores e direitos. Por isso, o julgamento interno é mais importante que o julgamento externo. Logo, tudo é aceito e tudo é correto.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A)
As asserções I e II são proposições falsas.
B)
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
C)
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
D)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
E)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta:
A letra E)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
Explicação:
Perguntas interessantes
Saúde,
6 meses atrás
Geografia,
6 meses atrás
Física,
7 meses atrás
Biologia,
7 meses atrás
Ed. Física,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás