História, perguntado por oiiihannahh, 2 meses atrás

O movimento surgido na Europa durante a transição do século XVIII para o XIX originou-se de uma mudança social promovida pela classe burguesa. Explique a afirmação.

Soluções para a tarefa

Respondido por raquelbenitz
0

Resposta:

O Romantismo foi o principal movimento estético do final do século XVIII e início do século XIX. O romance Os sofrimentos do jovem Werther, do alemão Goethe, é considerado a primeira obra romântica publicada. Não obstante, o movimento espalhou-se por toda a Europa e pelas então colônias, tais quais o Brasil. Podendo ser definido como a arte da nova burguesia, que ascendia ao poder, o Romantismo foi uma arte complexa, diversificada e rica. O Romantismo foi um movimento cultural que nasceu em um momento de grandes rupturas na Europa. O pensamento iluminista gerou uma ideologia liberal, contrária às políticas absolutistas que vigoravam até então. A burguesia tornava-se cada vez mais a classe social dominante, substituindo as monarquias por meio de diversos processos revolucionários em todo o velho continente – a Revolução Francesa é um dos maiores exemplos desse período. Nesse contexto, a arte romântica representou o pensamento da nova classe que surgia, apresentando novos princípios éticos, morais e estéticos.

Explicação:

Em verdade, no período romântico brasileiro, que compreende boa parte do século XIX,  pode-se perceber a descolonização do país, em 1808, e sua independência, em 1822. Além disso, é importante dizer que a libertação dos escravos, em 1888, e a Proclamação da República, em 1889, são fatos históricos relacionados à cultura.

Perguntas interessantes