O Movimento Republicano ganhou força a partir de 1870, apoiado por vários grupos que conseguiram a Proclamação da República em 15 de novembro de 1889. Quais os principais grupos fizeram parte deste Movimento? *
a) Igreja descontente com a liberdade de culto no país, grandes fazendeiros infelizes com o fim da escravidão e mulheres insatisfeitas com a falta de direitos políticos.
b) Igreja descontente com a liberdade de culto no país, grandes grupos de ex-escravos infelizes com o fim da escravidão e militares insatisfeitos com o desprestígio do governo após a Guerra do Paraguai.
c) Igreja descontente com a liberdade de culto no país, grandes fazendeiros infelizes com o fim da escravidão e militares insatisfeitos com o desprestígio do governo após a Guerra do Paraguai.
d) Igreja favorável à liberdade de culto no país, grandes fazendeiros infelizes com o fim da escravidão e militares insatisfeitos com o desprestígio do governo após a Guerra do Paraguai.
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Resposta:
Letra C
Explicação:
- Igreja: insatisfeita com o estabelecimento do "Padroado" na Constituição de 1824, que determinava que todo membro do clero seria oficialmente funcionário do Estado (qualquer ação precisava da permissão do Imperador). A condenação de representações maçônicas (religião de Dom Pedro II), pelo papa, ápice da crise entre Igreja-Estado. Isso porque os clérigos desejavam a expulsão dos membros maçons das congregações, mas não tinham a permissão do Imperador, o que gerou divergências.
- Fazendeiros: que eram extremamente dependentes da mão-de-obra escrava, estavam infelizes com a abolição da escravidão
- Guerra do Paraguai: a participação de cativos na Guerra intensificou os debates sobre o fim da escravidão. Como também, os setores das forças armadas, que impulsionados pelo movimento republicano, desejavam maior participação política no Brasil.
“O sucesso nasce do querer, da determinação e persistência em se chegar a um objetivo. Mesmo não atingindo o alvo, quem busca e vence obstáculos, no mínimo fará coisas admiráveis” – José de Alencar
Perguntas interessantes