Português, perguntado por leicalviouhu8g, 1 ano atrás

O movimento que ficou conhecido como Romantismo teve início na Europa, nas últimas décadas do século XVIII, durando boa parte do século XIX. Tal movimento emergiu em um período bastante conturbado, em que a revolução burguesa ganhava força tendo os ideais iluministas de liberdade, igualdade e fraternidade como seus motivadores. Enquanto o Arcadismo é considerado o movimento da Razão, o Romantismo é visto como o movimento da emoção, pois este último foca (também) sua produção literária na subjetividade. Partindo dessas considerações, podemos afirmar que uma das caracerísticas do movimento romântico na literatura é: Alternativas Alternativa 1: a primazia pela linguagem direta e sem sentimentalismo. Alternativa 2: a inspiração na realidade, sem idealizações. Alternativa 3: a valorização do eu e o sentimentalismo. Alternativa 4: a musicalidade na prosa e na poesia. Alternativa 5: a racionalização dos sentimentos.

Soluções para a tarefa

Respondido por veruskasouzas
14

Alternativa 3: a valorização do eu e o sentimentalismo


LetrasLucas: Alternativa 3:
A valorização do eu e o sentimentalismo.
gabcleo: Alternativa 3
Respondido por thaissacordeiro
9

Alternativa 3: a valorização do eu e o sentimentalismo.

O Romantismo foi um movimento que surgiu na Europa depois de diversas modificações econômicas, políticas e sociais. O movimento também teve forte presença em território brasileiro.

Dentre as principais características, destaca-se o individualismo, o sentimentalismo, a valorização do herói nacional, a exaltação da natureza, idealismo e rebeldia, utilização de versos livres e brancos.

Na literatura, o Romantismo foi marcado por ter um um culto a natureza, a  religiosidade, ao idealismo em geral e ao da mulher, amor platônico, dentre outros.

No Brasil ele é marcado pelas fases: nacionalista, ultrarromântica e o condoreirismo.

Estude também sobre o Realismo https://brainly.com.br/tarefa/20622594.

Abraços!

Anexos:
Perguntas interessantes