O movimento negro, ou afrodescendente como preferem alguns, avançou em suas pautas de luta, a exemplo do Brasil com a política de cotas nas universidades e no Programa Universidade para Todos (Prouni) etc. Destaca-se, nesse avanço, o suporte governamental por meio de políticas públicas– com resultados contraditórios (GOHN,2011, p. 340). Marque a alternativa em que explica a contradição nos resultados da articulação do suporte de políticas públicas e a demanda dos movimentos sociais. Alternativas: a) As demandas sociais do Movimento Negro são, por um lado, postas como direitos e de, outro lado, há perdas de autonomia devido ao controle das políticas governamentais sobre as ações sociais. b) As políticas públicas direcionadas para a população negra são elaboradas para tornar possível a efetivação das demandas sociais, por isso não há contradições entre elas. c) As ações do Movimento Negro, na maioria das vezes, não são postas como direitos por isso as políticas governamentais não podem proporcionar o devido atendimento à essa população. d) Por um lado as reivindicações das populações afro-brasileiras são muito desarticuladas e por isso a elaboração e leis que deveriam atender essa população, torna-se difícil. e) Nem sempre o Movimento Negro consegue unir as forças dos vários setores em que está dividido com diferentes demandas e as políticas públicas atropelam essas demandas tornando as discussões muito improdutivas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
32
As demandas sociais do movimento negro são, por um lado, postas como direitos e de , outro lado, há perdas de autonomia devido ao controle das políticas governamentais sobre as ações sociais
Respondido por
5
Resposta:
As demandas sociais do Movimento Negro são, por um lado, postas como direitos e de, outro lado, há perdas de autonomia devido ao controle das políticas governamentais sobre as ações sociais.
Explicação:
Perguntas interessantes