O movimento negro caracteriza-se pela mobilização das pessoas que sofrem preconceito com relação à sua cor, busca resgatar lembranças de um povo sofrido, que lutou por sua liberdade. A história mostra ainda que o povo norte-americano ainda mantém a postura racista que está enraizada em sua cultura. Analise as sentenças a seguir:
I- O movimento do povo negro aconteceu antes da abolição da escravatura, que se deu em 1888.
II- Antes da abolição da escravatura, os movimentos contra a discriminação eram realizados clandestinamente, com a finalidade de libertar os negros deste processo de discriminação.
III- Com a Proclamação da República, no ano de 1889, com o Brasil se tornando um país soberano, a democracia estabelecida, a situação do negro passa por mudanças positivas, dando continuidade ao processo de socialização e inclusão.
IV- Pela questão de os traços da discriminação estarem profundamente enraizados na cultura norte-americana, surgem pesquisas direcionadas à questão da inferioridade e superioridade como forma natural da raça sobre outra raças.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
Soluções para a tarefa
Respondido por
4
Apenas II está correta.
No período da escravidão, a condição do escravo é historicamente articulada com relatos e dados onde os escravos vivem situações diferentes do trabalho compulsório nas casas e lavouras.
O mito da democracia racial seria a difusão dos direitos para os negros, onde em maioria possuem um grande atraso em relação ao resto da sociedade.
Por outro lado, existiam senhores de engenho que pagavam pelos serviços de seus escravos, algo que foi muito comum já no fim da escravatura.
Perguntas interessantes