O movimento especulativo, conhecido como “boom de 1971”, teve curta duração mas suas consequências foram vários anos de mercado deprimido, pois algumas ofertas de ações de companhias extremamente frágeis e sem qualquer compromisso com seus acionistas, ocorridas no período, geraram grandes prejuízos e mancharam de forma surpreendentemente duradoura a reputação do mercado acionário. Apesar disso, notou-se uma recuperação das cotações, a partir de 1975, devido a novos aportes de recursos (as reservas técnicas das seguradoras, os recursos do Fundo PIS/PASEP, adicionais do Fundo 157 e a criação das Sociedades de Investimento – Decreto-Lei nº 1401 – para captar recursos externos e aplicar no mercado de ações), além de maiores investimentos por parte dos Fundos de Pensão. (...) Com o passar do tempo, o mercado de capitais brasileiro passou a perder espaço para outros mercados devido à falta de proteção ao acionista minoritário e a incertezas em relação às aplicações financeiras. A falta de transparência na gestão e a ausência de instrumentos adequados de supervisão das companhias influenciavam a percepção de risco e, consequentemente, aumentavam o custo de capital das empresas
Considerando esse histórico do mercado de valores mobiliários, o papel da CVM é, hoje:
I. Controlar a especulação no mercado de ações, limitando a valorização e desvalorização diária dos ativos.
II. Garantir que os riscos do mercado sejam apenas aqueles inerentes ao próprio investimento.
III. Combater fraudes na gestão dos títulos mobiliários, sejam eles títulos de dívida, ações de empresas ou de qualquer modalidade
São corretas:
A Apenas I
B I e II
C I e III
D II e III
E I, II e III
Soluções para a tarefa
Resposta: GABARITO D
Explicação:
comentário professor: "Embora uma corrida especulativa tenha desencadeado uma desconfiança do investidor em relação ao mercado acionário no início da década de 70, a especulação em si não é prejudicial aos negócios. O papel da CVM é de regulação e fiscalização do mercado (Aula 1, Tema 3), com o objetivo de garantir transparência aos investidores e combate de fraudes. A gestão de riscos é papel dos gestores e dos investidores."
Em relação à especulação do mercado de capitais brasileiro e do papel da CVM, podemos afirmar que a alternativa correta é: II e III estão corretas.
- d) Correta. II. A Comissão de Valores Mobiliários - CVM tem, como uma de suas funções, a garantia de que os riscos do mercado se refiram apenas ao investimento.
- III. Também é função da CVM promover o combate a fraudes na gestão dos títulos mobiliários, independente da sua natureza.
Comissão de Valores Mobiliários
A Comissão de Valores Mobiliários - CVM é uma autarquia federal, ou seja, dotada de independência administrativa e econômica. Ela regula e fiscaliza o mercado de investimentos, para que seja mantida a confiança do investidor nas aplicações do mercado de capitais. A CVM recomenda, no entanto, que o investidor esteja consciente dos riscos atrelados às operações do mercado, a fim de se proteger contra grandes e inesperadas perdas de valores.
Saiba mais sobre mercado de ações em:
https://brainly.com.br/tarefa/19015404
#SPJ2