ENEM, perguntado por fernanndaleao90421, 7 meses atrás

O movimento dos trabalhadores rurais sem-terra
Tente resolver a seguinte questão:
Em uma disputa por terras, em Mato Grosso do Sul, dois depoimentos são colhidos: o do proprietário de uma fazenda e o de um integrante do Movimento dos Trabalhadores Rurais
sem Terras:
Depoimento 1
"A minha propriedade foi conseguida com muito sacrifício pelos meus antepassados. Não admito invasão. Essa gente não sabe de nada. Estão sendo manipulados pelos comunistas. Minha resposta será à bala. Esse povo tem que saber que a Constituição do Brasil garante a propriedade privada. Além disso, se esse governo quiser as minhas terras para a Reforma Agrária, terá que pagar, em dinheiro, o valor que eu quero."
Depoimento 2
"Sempre lutei muito. Minha família veio pra cidade porque fui despedido quando as máquinas chegaram lá na Usina. Seu moço, acontece que eu sou um homem da terra. Olho pro céu, sei quando é tempo de plantar e de colher. Na cidade não fico mais. Eu quero um pedaço de terra, custe o que custar. Hoje eu sei que não estou sozinho. Aprendi que a terra tem um valor social. Ela é feita para produzir alimento. O que o homem come vem da terra. O que é duro é ver que aqueles que possuem muita terra e não dependem dela para sobreviver, pouco se preocupam em produzir nela." – integrante do Movimento dosTrabalhadores Rurais Sem Terra (MST), de Corumbá – MS.

A partir da leitura do depoimento 1, os argumentos utilizados para defender a posição do proprietário de terras são:
I. A Constituição do país garante o direito à propriedade privada; portanto, invadir terras é crime.
II. O MST é um movimento político controlado por partidos políticos.
III. As terras são o fruto do árduo trabalho das famílias que as possuem.
IV. Este é um problema político e depende unicamente da decisão da justiça.

Está correta APENAS a alternativa:
a) I.
b) I e IV.
c) II e IV.
d) I , II e III.
e) I, III e IV.

A partir da leitura do depoimento 2, quais os argumentos utilizados para defender a posição de um trabalhador rural sem terra?
I. A distribuição mais justa da terra no país está sendo resolvida, apesar de que muitos ainda não têm acesso a ela.
II. A terra é para quem trabalha nela e não para quem a acumula como bem material.
III. É necessário que se suprima o valor social da terra.
IV. A mecanização do campo acarreta a dispensa de mão-de-obra rural.
Estão corretas as proposições:
a) I, apenas.
b) II, apenas.
c) II e IV, apenas.
d) I, II e III, apenas.
e) III, I, IV, apenas.


#LivroDoEstudanteENCCEJA

Soluções para a tarefa

Respondido por Matheusieti
3

1 - I, II e III  estão corretas, letra D. O problema da questão agrícola em nosso país e do Movimento Sem Terra está diretamente ligado com a busca por uma reforma agrária e mudanças na forma como a distribuição de terras é feita.

O Movimento dos Trabalhadores sem Terra tem um papel diretamente relacionado com a busca pela reforma agrária no Brasil. Além disso, eles recorrem a divisão igualitária de terras, alegando que elas devem ser redistribuídas.

A União Democrática Ruralista, faz parte do interesse dos grandes latifundiários, mantendo as terras sobre seu pertencimento. Por fim, um grupo representa uma camada social que visa a divisão e a outra a concentração das riquezas.

Mais sobre este tema:

https://brainly.com.br/tarefa/7371914

2 - Apenas a alternativa II se refere ao posicionamento do trabalhador rural sem terra e suas necessidades enquanto ser social.

A reforma agrária foi utilizada por diversos países com o objetivo de promover a distribuição mais justa das terras.

Podemos apresentar um exemplo importante para esse processo que a partir do aumento dos impostos sobre os grandes latifúndios tivemos um grande concentração estimulada pelos grandes proprietários que venderem suas terras a pequenos produtores, estes, que recebiam empréstimos a baixos juros do governo.

Vale também ressaltar que o Movimento dos Trabalhadores sem Terra tem um papel diretamente relacionado com a busca pela reforma agrária no Brasil.

Mais sobre o tema:

https://brainly.com.br/tarefa/11277478

Anexos:
Perguntas interessantes