O movimento de translação é a órbita que a Terra percorre ao redor do Sol. Essa trajetória é realizada em 365 dias, 5 horas, 48 minutos e 48 segundos, a uma velocidade média de 29,9 km/s. Devido à inclinação do eixo da Terra em relação ao plano de sua órbita, o planeta é iluminado de maneira diferente pelo Sol em determinadas e diferentes épocas do ano, o que ocasiona as quatro estações do ano.
Com relação ao movimento de translação da Terra, é correto afirmar que
A
as ocorrências dos solstícios se dão nos momentos em que o Sol, a partir da Terra, se encontra o mais distante possível do “Equador celeste”, para o norte ou para o sul.
B
os momentos em que a Terra está no periélio coincidem com o início dos solstícios de inverno e de verão.
C
os momentos em que a Terra está no afélio coincidem com o início dos equinócios de primavera e de outono.
D
a incidência da luz do Sol, de maneira igual sobre os dois hemisférios, em determinada época do ano, caracteriza os solstícios.
E
a maior incidência da luz do Sol em uma época do ano sobre o Hemisfério Norte e em outra sobre o Hemisfério Sul caracteriza os equinócios.
Soluções para a tarefa
afélio – momento em que a terra encontra-se mais distante do sol
periélio – momento em que o planeta está mais próximo do sol
solstício - início do Verão ou do Inverno. É a época do ano em que o Sol incide com maior intensidade em um dos dois hemisférios.
equinócio - o momento exato que marca o início da Primavera ou do Outono, em que o sol incide com maior intensidade sobre as regiões que estão localizadas próximo à linha do Equador.
Letra A
As ocorrências dos solstícios se dão nos momentos em que o Sol, a partir da Terra, se encontra o mais distante possível do “Equador celeste”, para o norte ou para o sul.
Resposta:
Letra A
As ocorrências dos solstícios se dão nos momentos em que o Sol, a partir da Terra, se encontra o mais distante possível do “Equador celeste”, para o norte ou para o sul.
Explicação: