Sociologia, perguntado por Usuário anônimo, 6 meses atrás

O Movimento de Reconceituação é um marco histórico para o Serviço Social, visto que representa a renovação e ruptura com o conservadorismo. É durante o movimento de reconceituação que o Serviço Social se insere nas instituições de ensino superior, pois até então a formação dos assistentes sociais se dava em escolas confessionais ou agências de formação específica. Na década de 70 houve uma expansão da oferta do curso de Serviço Social em todo país, entre universidades públicas e privadas. A inserção do Serviço Social nas universidades foi decisiva para consolidar o seu processo de renovação. A relação direta com o centro da produção do conhecimento, impactou a formação do assistente social com a instauração do pluralismo teórico, ideológico e político no marco profissional. Durante o movimento de reconceituação houveram vários eventos históricos, dentre eles o Seminário de Araxá (MG) que propôs ações profissionais mais vinculadas à realidade social e política do país. O seminário foi organizado pelo Centro Brasileiro de Cooperação e Intercâmbio de Serviços Sociais, o evento teve a participação de assistentes sociais de vários estados brasileiros, que juntos produziram o documento de Araxá que tratava dos níveis da atuação profissional do assistente social. Considerando o exposto acima, elabore um texto dissertativo de no máximo duas laudas destacando a importância dos níveis de microatuação e macroatuação profissional e, sobre os avanços em relação à formação e exercício profissional após o Seminário de Araxá.

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por Matheusieti
1

O seminário de Araxá trouxe consigo alguns objetivos, dentre eles a busca por uma nova configuração da prática profissional, ou seja, o papel dos assistentes era olhar para as técnicas e serviços que priorizassem a sociedade brasileira. Alternativa 5.

Dentro do cenário atual em nossa sociedade, nos dias de hoje, dialogar sobre a ética do Serviço Social e o trabalho desse profissional significa compreender as mudanças que vieram ocorrendo na intervenção profissional do assistente social, como também, a crise política, social, cultural e econômica que nos ronda.

Perguntas interessantes