Filosofia, perguntado por tomazrick14901, 9 meses atrás

O movimento de luta pelos Direitos Civis nos EUA na década de 60 foi marcado por duas perspectivas sobre como lutar. Identifique as duas e suas principais lideranças.

Soluções para a tarefa

Respondido por reexx16
1

Resposta:

Rosa Parks e Martin Luther King.

Explicação:

O federalismo estadunidense permitia que cada estado possuísse suas leis próprias. Assim, um conjunto de leis adotadas a partir da década de 1870 no Sul do país, chamado pejorativamente de “Jim Crow”, oficializou a segregação racial nessa região.

Tais leis definiram, por exemplo, que os negros não ocupar os mesmos locais que os brancos em serviços públicos, como escolas, transportes e hospitais, e privados, como hotéis, restaurantes e teatros. Esses locais deveriam estabelecer instalações diferentes para os dois grupos. Havia, também, leis que determinavam regras para o casamento e a miscigenação.

Porém, houve resistência desde o surgimento dessas leis, incluindo a própria luta pelos direitos civis da população negra e a criação de organizações como a National Association for the Advancement of Colored People (NACCP, Associação Nacional para o Progresso de Pessoas de Cor, em português), fundada em 1909. No entanto, as primeiras vitórias seriam efetivamente conquistadas somente na década de 1950.

Um dos principais acontecimentos que simbolizam essa resistência data de 1955, quando Rosa Parks, membro da NACCP, ao pegar um ônibus no Alabama não cedeu seu lugar a um passageiro branco quando o veículo ficou lotado. Embora estivesse sentada em uma fileira permitida aos negros, a lei determinava que cedessem seu assento aos brancos quando o veículo lotasse.

Parks foi presa. Liberada após pagara uma fiança, uniu-se a Martin Luther King, pastor e líder de movimentos pelos direitos civis dos negros nos EUA e de um boicote contra o sistema de ônibus organizado alguns dias após o ocorrido com Parks. O boicote permaneceu por mais de um ano, e, em 1956, a Suprema Corte dos EUA declarou inconstitucional a segregação racial em transportes públicos.

Perguntas interessantes