O movimento da traslação consiste na
Soluções para a tarefa
Olá estudante...
Explicação: O movimento de translação consiste na movimentação que a Terra realiza em torno do Sol, de cerca de 365 dias solares. Os impactos que ocorrem na translação são: os anos, estações, solstícios e equinócios.
A velocidade média que a Terra realiza o movimento de translação é de aproximadamente 107.000 km. Além dessa velocidade acentuada, ela não consegue ser sentida.
A aproximação e o afastamento da Terra são denominados, respectivamente, de periélio e afélio.
- Periélio:
No periélio, a Terra se encontra mais próxima do Sol. Aproximadamente, a distância do Sol à Terra, encontra-se a 147 milhões de km. A velocidade da órbita é maior.
- Afélio:
No afélio, a Terra encontra-se mais afastada do Sol, mantendo-se a aproximadamente 152 milhões de quilômetros. A velocidade nesse ponto da órbita é menor.
- Anos Bissextos:
A duração de uma volta no Sol é de 365 dias, 5 horas e 48 minutos, isso chama-se "ano civil". A cada quatro anos, há o ano bissexto, cujo ano se adiciona-se um dia a mais no calendário no mês de fevereiro, ou seja, 366 dias.
- Solstícios:
Os solstícios ocorrem em 2 (dois) momentos do ano: junho e dezembro.
O momento em que a Terra está em sua inclinação máxima ao norte ou ao sul marca a ocorrência do fenômeno astronômico conhecido como solstício. Esse fenômeno marca o início do verão ou do inverno. Se os raios solares estão incidindo com maior intensidade ao norte, ocorre o verão no Hemisfério Norte; já no Hemisfério Sul, o inverno, e vice-versa.
Sua principal característica é que os dias tornam-se mais longos que as noites no verão; já no inverno, as noites são mais longas que os dias.
- Equinócios:
Mas há também um momento em que a Terra situa-se perpendicularmente à Linha do Equador, ou seja, não se encontra inclinada. Esse acontecimento marca a ocorrência do fenômeno astronômico conhecido como equinócio.
O equinócio dá início à primavera e ao outono. Como a Terra não está inclinada com relação ao Sol, ambos os hemisférios recebem a mesma quantidade de energia solar. Enquanto em um dos hemisférios inicia-se a primavera; no outro, inicia-se o outono. Esse fenômeno ocorre duas vezes ao ano, em março e em setembro. A duração dos dias e das noites nas duas estações é a mesma.