Física, perguntado por nunes5776, 11 meses atrás

O motorista de uma empresa recebeu a notícia de que precisava viajar a trabalho. Encheu completamente de gasolina o tanque do veículo e deixou o exposto ao sol. Quando retornou, após 2 horas, o motorista observou que o combustível havia transbordado. Conversou com um colega que levantou as seguintes hipóteses para explicar o derramamento do combustível: 

Como a temperatura aumentou ao longo do tempo em que o veículo ficou exposto ao sol, a gasolina sofreu maior expansão que a expansão sofrida pelo tanque. 

A dilatação térmica do tanque é linear, mas do combustível é volumétrica. 

Volume de combustível ter amado é correspondente a dilatação aparente sofrida pela gasolina. 

Quais são as hipóteses corretas? 

Elabore um texto em que você explique corrija as hipóteses incorretos.

Soluções para a tarefa

Respondido por damasceno49
72

Resposta:

Como a temperatura aumentou ao longo do tempo em que o veículo ficou exposto ao sol, a gasolina sofreu maior expansão que a expansão sofrida pelo tanque. 

Explicação:

O coeficiente de dilatação de líquidos é maior que o do tanque de gasolina, logo, apartir do momento na qual for exposto ao sol, consequentemente a gasolina transbordará. A hipótese de que a dilatação térmica do tanque de gasolina é linear, logo está incorreta pois, seria superficial. Já o volume de combustível derramado sim, é correspondente a dilatação aparente sofrida pela gasolina. Já que se trata da expansão do líquido.

espero ter ajudado! ;)

bons estudos

Respondido por fujimura22
0

A expansão nas dimensões da gasolina é maior que a expansão do tanque, a hipótese está correta.  A dilatação térmica sofrida pelo tanque e pelo combustível é volumétrica, a hipótese está incorreta. O volume de combustível derramado corresponde a dilatação aparente, a hipótese está correta.

Dilatação térmica

A dilatação térmica é o aumento das dimensões de um corpo quando este sofre um aumento de temperatura. Há três tipos de dilatações:

  • dilatação linear: quando apenas uma dimensão é alterada.
  • dilatação superficial: quando duas dimensões são alteradas.
  • dilatação volumétrica: três dimensões são alteradas.

E o valor da dilatação pode ser calculada a partir do coeficiente de dilatação da substância no qual o corpo é feito. Só existe coeficiente de dilatação volumétrico para líquidos, visto que não faz sentido calcular a área de um líquido, e eles possuem valores maiores que os outros materiais.

Por este motivo, quando um recipiente está cheio de um líquido, e o sistema sofre um aumento de temperatura, o líquido extravasado será a dilatação aparente, ou seja, a diferença entre a dilatação real do líquido com a dilatação do recipiente.

A primeira hipótese está correta, o coeficiente de dilatação de um líquido é maior, isso quer dizer que a gasolina sofre maior expansão que o tanque.

A segunda hipótese está incorreta, o tanque de combustível sofre uma variação de dimensão nas três dimensões, ou seja, dilatação volumétrica, assim como o líquido.

A terceira hipótese está correta, o volume de combustível derramado corresponde a dilatação aparente.

Saiba mais sobre dilatação térmica em https://brainly.com.br/tarefa/928938

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes