O motorista A parte do ponto S= 0, enquanto o motorista B parte do ponto S= 12 m, no mesmo instante e seguindo na mesma direção. Sabendo que o motorista A mantém a velocidade constante de 3 m/s e o motorista B 5 m/s, determine:
a) Em que instante os motoristas irão de encontrar;
b) Em que ponto da trajetória acontece esse encontro.
Soluções para a tarefa
Para haver o encontro entre os motoristas, eles devem estar se locomovendo em sentidos opostos, ou seja, um em direção ao outro. Isso porque, caso estivessem na mesma direção, o encontro nunca ocorreria, uma vez que o veículo à frente é o que possui a maior velocidade.
Para resolver esse exercício, vamos usar a fórmula do M.R.U.
- O que é M.R.U?
Movimento Retilíneo Uniforme é um movimento no qual não há aceleração (por isso uniforme). Dessa maneira, temos que a velocidade é constante em todo o percurso, e mesmas distâncias serão percorridas em mesmos intervalos de tempo.
Fórmula:
Onde:
- S = Espaço final;
- So = Espaço final;
- v = velocidade;
- t = tempo.
O primeiro passo vai ser achar o instante no qual os motoristas se encontrarão. Para isso devemos perceber que o espaço final para ambos é o mesmo, caso contrário não haveria um encontro. Além disso, o tempo decorrido será o mesmo, uma vez que ambos iniciaram o percurso ao mesmo tempo. Sendo assim, podemos relacionar as duas fórmulas:
Vamos substituir os valores informados pelo enunciado com uma alteração: a velocidade do veículo B será considerada como negativa, uma vez que o sentido do trajeto é inverso ao do veículo A.
Agora que sabemos o instante do encontro, podemos substituir esse valor em qualquer uma das fórmulas (para o carro A ou o B) e achar o ponto da trajetória onde houve o encontro.
Caso usássemos a fórmula com os valores do outro motorista:
Respostas:
a) O encontro ocorrerá no instante 1,5 segundo.
b) Os veículos se encontrarão no ponto 4,5 metros.