O mosaico abaixo apresenta a Imperatriz Teodora e seu Séquito, na Igreja de São Vitale, Ravena c. 547 d.C. A Imperatriz Teodora e seu Séquito, na Igreja de São Vitale. Fonte: Vírus da Arte. Disponível em: . Sobre a constituição dos elementos formais e visuais dessa obra e sua simbologia atrelada à cultura e sociedade bizantina, avalie as assertivas abaixo: I. A cor púrpura era um indicativo de que a pessoa pertencia à nobreza ou estava ligada a ela. II. Os sapatos brancos e pretos compunham o uniforme dos dignitários e eram entregues pelo próprio imperador na cerimonia de nomeação para o cargo. III. Teodora descendia de uma família aristocrática bizantina, possuindo grande prestígio entre os membros da nobreza. É correto o que se afirma em:
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I é verdadeira, já que a púrpura, naquela época, era produzida a partir de um produto extraído de um caramujo raro, por meio de um processo demorado e secreto, de modo que qualquer vestimenta púrpura custava uma fortuna e era reservada para a nobreza.
II é verdadeira, sendo uma forma de, pela roupa, diferenciar pessoas por sua classe e posição política (usando o mesmo tipo de raciocínio das vestes púrpuras, por exemplo).
III é falsa. Embora os relatos sobre Teodora sejam conflitantes e, no mínimo, pouco confiáveis, sabemos que ela não era de origem nobre, tendo sido uma cortesã (de acordo com Procópio) que ascendeu à nobreza por casamento com o (igualmente de origem humilde) Imperador Justiniano.
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