O montante a juros simples evolui segundo uma Progressão Aritmética, isto é, evolui linearmente; o montante a juros compostos evolui exponencialmente, segundo uma Progressão Geométrica. Assim, ao falarmos sobre juros ou rendimentos lineares, estaremos falando da capitalização simples; juros ou rendimentos exponenciais referem-se à capitalização composta. Diante dessa afirmação, em que momento de uma aplicação os montantes de juros simples e de juros compostos se igualam? Por quê?
Soluções para a tarefa
Pensando na forma que encontrando juros simples, observe que utilizamos como base para o nosso cálculo sempre o valor inicial do capital. Quando fazemos juros compostos, isso não acontece, já que o valor dos juros é calculado em cima do montante (capital+juros) do mês anterior. Sendo assim, o momento em que o juros simples e os juros compostos se igualam ocorre apenas no primeiro mês já que o montante sob o qual a taxa é aplicada é o mesmo para as duas situações.
Vamos agora mostrar isso realizando os cálculos, igualaremos os montantes de uma aplicação a juros simples e uma a juros compostos, a uma taxa i, tempo t e capital C.
Sabemos que para juros simples:
Assim o montante será:
E para juros compostos:
Igualando as duas temos:
Observe que ambos os lados podem ser divididos por C:
E que quando t = 1, as duas expressões ficam iguais:
Ou seja, no primeiro mês (t = 1) os montantes de juros simples e compostos são iguais.
Outra tarefa parecida:
https://brainly.com.br/tarefa/25402511
Resposta:Juros simples se correlacionam a uma PA, enquanto os juros compostos a uma PG.
Explicação passo a passo: