O monismo é uma corrente da filosofia da mente que busca explicar a relação mente-cérebro e preconiza a: Alternativas: a) Dualidade mente e cérebro. b) Identidade mente e cérebro. c) Exclusão mente e cérebro. d) Relação mente e cérebro. e) Divisão mente e cérebro.
Soluções para a tarefa
Alternativa correta – B
É o nome dado às teorias filosóficas que defendem a unidade da realidade como um todo (em metafísica) ou a identidade entre mente e corpo (em filosofia da mente) por oposição ao dualismo ou ao pluralismo, à afirmação de realidades separadas.
As raízes do monismo na filosofia ocidental estão nos filósofos pré-socráticos, como Zenão de Eleia, Tales de Mileto, Parmênides. Spinoza é o filósofo monista por excelência, pois defende que se deve considerar a existência de uma única coisa, a substância, da qual tudo o mais são modos. Hegel defende um monismo semelhante, dentro de um contexto de absolutismo racionalista.
De acordo com o tipo mais conhecido de monismo, mente e corpo são uma e mesma coisa. Assim, haveria pelo menos duas espécies de monismo, o monismo que reduz o corpo à mente e o monismo que reduz a mente ao corpo.
Resposta:
b) Identidade mente e cérebro.
Explicação:
O monismo é o nome atribuído às teorias filosóficas que consideram que a realidade é um todo único e que existe uma identidade entre o corpo e a mente.