Sociologia, perguntado por alessandragabrielle, 8 meses atrás

O modo de produção é a forma como a sociedade organiza e produz bens e serviços para serem utilizados e distribuídos entre os seus membros com o objetivo de manter a coletividade. Nesse contexto, as relações que se estabelecem entre as pessoas sofrem transformações com base no desenvolvimento histórico das sociedades, provocando o surgimento de diversos modos de produção. Sobre esse assunto, assinale a alternativa CORRETA. *

A)No capitalismo, as relações entre os indivíduos se baseiam na interação entre a propriedade privada dos meios de produção pertencentes à burguesia e o trabalho assalariado oferecido pelas pessoas que não possuem dinheiro nem meios para produzir.
B) No sistema econômico escravista, as relações entre as pessoas eram baseadas na desigualdade entre os gêneros masculino e feminino. As mulheres eram dominadas e submetidas às ordens e às normas dos homens que na sua maioria eram pais ou maridos.
No socialismo, o principal objetivo é satisfazer as necessidades materiais e culturais dos indivíduos. C) Para isso, faz‐se necessária a inexistência do Estado e, consequentemente, de um líder que controle os meios de produção público e coletivo.
D) No modo de produção primitivo, o trabalho era coletivo. Os instrumentos utilizados para produzir e o resultado do trabalho eram considerados propriedades privadas, pois cada indivíduo oferecia seus recursos materiais e força de trabalho para o bem‐estar do grupo.
E) No modo de produção asiático, as terras utilizadas para a agricultura pertenciam ao Estado, porém a divisão dos excedentes produzidos era igualitária, pois só existiam grupos privilegiados no momento de divisão do trabalho, e tinha como função organizar e produzir mais.​


vitorbezerra1905: Qual a resposta ?

Soluções para a tarefa

Respondido por winederrn
16

Sobre o tema modos de produção, é correto o que se afirma na alternativa: A) No capitalismo, as relações entre os indivíduos se baseiam na interação entre a propriedade privada dos meios de produção pertencentes à burguesia e o trabalho assalariado oferecido pelas pessoas que não possuem dinheiro nem meios para produzir.

De um lado, as pessoas donas dos meios de produção (ou empresários) são consideradas ricas. Naturalmente, essas pessoas possuem terra e capital disponíveis para investimentos em indústrias, empresas do comércio e prestação de serviços.

Por outro lado, os trabalhadores, em sua esmagadora maioria, são considerados pobres. Desse modo, os trabalhadores não possuem a mesma força financeira nem os meios necessários para a produção de bens de consumo.

Mantenha-se firme na luta pelos seus objetivos!

Perguntas interessantes