ENEM, perguntado por DanielReis9121, 9 meses atrás

O modo de fazer queijo artesanal de Minas Geraisagora é patrimônio cultural imaterial, declarado peloInstituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional(IPHAN). Aprovado em 15 de maio de 2008, o registro noInventário Nacional de Referências Culturais destaca aforma tradicional de se fazer queijo em quatro regiões doestado. De acordo com o historiador José Newton CoelhoMeneses, da UFMG, que coordenou o estudo que embasaessa inclusão no inventário, o registro desta tradiçãotécnica, tipicamente familiar em Minas, acompanha omovimento em favor da produção do queijo artesanalcom qualidade e a tendência de valorização da ruralidadeConsiderando o descrito no texto e as discussões a respeitodo patrimônio imaterial no Brasil, avalie as afirmaçõesabaixo.I. A identificação do modo de fazer o queijo comobem cultural imaterial passível de integrar opatrimônio cultural mineiro deve ter comorequisito sua relevância para a memória, aidentidade e a formação da sociedade brasileira.II. Cabe ao poder público promover e proteger omodo de fazer queijo artesanal como patrimôniocultural imaterial, por meio de inventários,registros, vigilância, tombamento e de outrasformas de acautelamento e preservação.III. Um requisito fundamental para o registropatrimonial de um fenômeno, é a sua continuidadehistórica, ou seja: as manifestações devem serreiteradas, transformadas e atualizadas, a pontode se tornarem referências culturais para ascomunidades que as mantêm e as transmitem aolongo do tempo.É correto o que se afirma emA I, apenas.B II, apenas.C I e III, apenas.D II e III, apenas.E I, II e III.

#ENADE

Soluções para a tarefa

Respondido por ferretti
3

I. A identificação do modo de fazer o queijo como bem cultural imaterial passível de integrar o patrimônio cultural mineiro deve ter como requisito sua relevância para a memória, a identidade e a formação da sociedade brasileira.

Correto. De acordo com os artigos 215 e 216 da Constituição da República Federativa do Brasil, é preciso que se preserve a cultura nacional, considerada patrimônio, desde que tenha relevância para a memória, identidade e formação da sociedade brasileira.

II. Cabe ao poder público promover e proteger o modo de fazer queijo artesanal como patrimônio cultural imaterial, por meio de inventários, registros, vigilância, tombamento e de outras formas de acautelamento e preservação.

Falso. Essas são obrigações do poder público para com o patrimônio material. O patrimônio imaterial tem algumas características que impedem certos processos.

III. Um requisito fundamental para o registro patrimonial de um fenômeno, é a sua continuidade histórica, ou seja: as manifestações devem ser reiteradas, transformadas e atualizadas, a ponto de se tornarem referências culturais para as comunidades que as mantêm e as transmitem ao longo do tempo.

Correto. Acontecimentos específicos, que ficaram no passado, não podem ser considerados patrimônio. É preciso que a cultura seja viva, para que assim possa ser protegida e valorizada por intermédio do poder público.

Está correta, portanto: C. I e III, apenas.

Perguntas interessantes