O modo de comportamento perceptivo, através do qual se prepara o esquecer e o rápido recordar da música de massas, é a desconcentração. Se os produtos normalizados e irremediavelmente semelhantes entre si, exceto certas particularidades surpreendentes, não permitem uma audição concentrada, sem se tornarem insuportáveis para os ouvintes, estes, por sua vez, já não são absolutamente capazes de uma audição concentrada. Não conseguem manter a tensão de uma concentração atenta, e por isso se entregam resignadamente àquilo que acontece e flui acima deles, e com o qual fazem amizade somente porque já o ouvem sem atenção excessiva.
(Fonte: ADORNO, T. W. "O fetichismo na música e a regressão da audição". In: Adorno et all. Textos escolhidos. São Paulo: Abril Cultural, 1978, p.190. Coleção Os Pensadores.)
De que modo o trecho da obra de Adorno pode ser relacionado ao conceito de capital cultural, de Bourdieu?
Soluções para a tarefa
A cultura de massa faz com que os indivíduos interajam entre si em prol de algum objetivo em comum, geralmente apresentado pela indústria cultural que pode utilizar da grande mídia ou dos veículos de publicidade para realizar essa ação, o que na maioria das vezes gera um consumismo exacerbado e potencializa a individualidade.
Já para Bourdieu habitus é a forma que o homem realiza suas atividades, como escutar, se vestir, se alimentar por exemplo, podendo ser diferente para cada indivíduo, pois um comportamento nem sempre é distinto para um, podendo ser vulgar para outro.
Assim, a formação dos grupos se dá a partir da comunicação e da linguagem, ou seja, a partir de elementos que são comuns entre os pertencentes desse mesmo grupo, por isso o habitus se relaciona com as atividades e quando um grupo está em igualdade seus membros interpretarão corretamente cada sinal.