O Modernismo brasileiro foi um dos momentos mais importantes da literatura brasileira: “As produções artísticas – incluindo a literatura – que são hoje designadas sob o rótulo de contemporâneas não podem ser compreendidas se não tivermos em mente o processo de inovação que fez surgir a arte moderna. De fato, novo foi um termo-chave para o Modernismo, vindo acompanhado de outros, como crise e ruptura, que vão ditar os rumos do movimento modernista.” (Pág 235 do livro da disciplina) As vanguardas artísticas que ocorreram no início do século XX, como o Dadaísmo, Surrealismo, Futurismo, entre outras, foram responsáveis por influenciar essa postura de ruptura. Paulo Leminski (1944 - 1989) é um autor que apresenta várias influências e - sobretudo – as influências de tudo o que houve no Modernismo. O poema abaixo é de sua autoria: Razão de ser Escrevo. E pronto. Escrevo porque preciso, preciso porque estou tonto. Ninguém tem nada com isso. Escrevo porque amanhece, E as estrelas lá no céu Lembram letras no papel, Quando o poema me anoitece. A aranha tece teias. O peixe beija e morde o que vê. Eu escrevo apenas. Tem que ter por quê? LEMINSKI, Paulo. Distraídos venceremos. 1. ed. São Paulo, SP: Companhia das Letras, 2017. Com base nas informações apresentadas e nos seus estudos, apresente ao menos duas características presentes no poema de Leminski que são consideradas pertencentes ao modernismo.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Olá!
Acerca do poema de Leminski e sua relação com as características do modernismo, podemos fazer as seguintes afirmações: Paulo utilizava de elementos muito populares, como músicas, cartuns além de charges para realizar a composição de seus poemas.
Além disso, utiliza muito humor para compor suas criações. Pode-se observar que a composição de seus poemas é caracterizada por uma linguagem modernista, muito longe das métricas impostas.
Perguntas interessantes