Português, perguntado por Kochni, 11 meses atrás

O Modernismo Brasileiro foi complexo e contraditório, com linhas centrais e linhas secundárias, mas iniciou uma era de transformações essenciais. Depois de ter sido considerado excentricidade e afronta ao bom-gosto, acabou tornando-se um grande fator de renovação e o ponto de referência da atividade artística e literária. De certo modo, abriu a fase mais fecunda da literatura brasileira, porque já então havia adquirido maturidade suficiente para assimilar com originalidade as sugestões das matrizes culturais, produzindo em larga escala uma literatura própria. CANDIDO, Antonio. Iniciação à Literatura Brasileira. São Paulo: Humanitas, 1999.
Acerca da Semana de Arte Moderna, marco do Modernismo no Brasil, analise as afirmações a seguir considerando V para Verdadeiro e F para Falso.

I. Uma das motivações da Semana de Arte Moderna foi o desejo de intelectuais, como Mário de Andrade, de que a arte brasileira pudesse voltar a se aproximar da arte tradicional europeia da mais alta qualidade.
II. As vanguardas europeias que inspiraram a Semana de Arte Moderna, ocorrida em 1922, surgiram do sentimento de revolta dos artistas e serviram como motivação para que se iniciasse um processo de renovação artística e cultural em seus países e também no Brasil.
III. Movimentos como o Cubismo, Dadaísmo, Futurismo, dentre outros, traziam à tona uma visão desconstruída da arte, visando uma ruptura com o passado clássico para que se pudesse conceber uma arte mais genuína.
IV. A antropofagia cultural, defendida por Oswald de Andrade, consiste na ideia de que é preciso resgatar e imbuir-se da cultura “primitiva” brasileira, ou seja, do legado deixado por negros e indígenas, antes de se buscar inspirações na arte “estrangeira”.
As afirmações I, II, III e IV são, respectivamente: Alternativas

Alternativa 1: (V), (V), (V), (V).
Alternativa 2: (F), (V), (F), (V).
Alternativa 3: (F), (V), (V), (V).
Alternativa 4: (F), (F), (V), (V).
Alternativa 5: (V), (V), (F), (F).

Soluções para a tarefa

Respondido por ksvieira04
10

A alternativa correta referente a Semana de Arte Moderna é a alternativa 3.

I.  Falso, porque o objetivo não era se aproximar do tradicional ou clássico, mas das vanguardas européias (Cubismo, Dadísmo, Expressionismo, Futurismo) que permitiam ao artista expressar algo de si, indo em direção contrária ao tradicional.

II.  Verdadeiro, as vanguardas européias consistiu em um movimento que influenciou a arte em alguns países, assim como no Brasil, e surgiu como revolta dos artistas que queriam romper com a arte tradicional .

III. Verdadeiro, são os movimentos como o Cubismo, Dadaísmo, Futurismo e mesmo Expressionismo e Surrealismo das vanguardas européias que rompiam com a ideia do Parnasianismo, que prezava o culto a forma,  impessoalidade e era "a arte pela arte". Tais movimentos foram inspiradores para o início da Semana de Arte Moderna.

IV. Verdadeiro, Oswald de Andrade acreditava que se o Brasil ficasse apenas absorvendo cultura dos outros lugares e esquecesse a sua cultura primitiva, iria acabar se tornando um amontoado de fragmentos de culturas exteriores, por isso escreveu o manifesto antropofágico com o objetivo de resgatar a história do Brasil e trazê-la para a arte.


Lozeira: @vieira
Lozeira: pode me ajudar na minha pergunta de português?
luppaiva: Alternativa 3: F, V, V, V.
luizcp1ow65en: Concordo
Perguntas interessantes