O modelo teórico de Gallahue (1982) foi formulado a partir do método dedutivo, portanto, ele integra fatos existentes e responde hipóteses estáveis através de evidências empíricas que se relacionam com o tema estudado, e quando experimentalmente testadas produzem resultados que apoiam e sustentam a teoria. Esse modelo serve para caracterizar o fenômeno do desenvolvimento motor, porém não consiste em uma teoria abrangente, é um instrumento heurístico, um modelo conceitual, que fornece orientações gerais sobre o comportamento motor (GALLAHUE et. al, 2013). Sobre o modelo teórico de desenvolvimento humano idealizado por Gallahue (1982) apresentado no texto acima, é correto afirmar que: Selecione uma alternativa: a) Ele representa uma metáfora onde relaciona-se cada indivíduo a uma ampulheta, que deve ser visualizada como multidimensional sustentada nos pilares do domínios motor, cognitivo e socioafetivo do comportamento humano. b) Enfatiza o produto do desenvolvimento motor levando em consideração: a função da tarefa nas três categorias unidimensionais de movimento – estabilidade, locomoção e manipulação. c) Foca no processo de aprendizado do movimento, levando em consideração o contexto ambiental no qual a habilidade é realizada e a função da tarefa nas três categorias – estabilidade, locomoção e manipulação. d) Diz que o desenvolvimento motor é qualitativo, multifatorial, cumulativo, sequencial, direcional, e individual, e define o comportamento motor individual nas diversas fases da vida. e) Apresenta como intuito de estabelecer e delimitar um esquema de classificação do comportamento como facilitador educacional. para profissionais que atuam na área da saúde.
Soluções para a tarefa
Respondido por
9
Olá!
A alternativa C é a que melhor se aplica como correta. Foca no processo de aprendizado do movimento, levando em consideração o contexto ambiental no qual a habilidade é realizada e a função da tarefa nas três categorias – estabilidade, locomoção e manipulação.
Partindo deste ponto, nos reflexos posturais o autor define os movimentos involuntários com a função de preparar e adaptar o sistema neuromotor.
Além disso, é a partir da locomoção, manipulação e estabilização que nessa fase a criança usa seus movimentos. Assim, o autor define nessa fase, o acompanhamento do corpo a cabeça, o caminhar e engatinhar, e a posição ereta.
Até mais!
cliffordhugop58xn5:
Alternativa A - Ele representa uma metáfora onde relaciona-se cada indivíduo a uma ampulheta, que deve ser visualizada como multidimensional sustentada nos pilares do domínios motor, cognitivo e socioafetivo do comportamento humano.
Perguntas interessantes