O modelo mental representado abaixo foi muito bem definido e apresentado pelo escritor americano Stephen Covey em seu best seller “Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes”. Nele é possível separar todo o tempo em quatro quadrantes, dependendo do nível de URGÊNCIA e IMPORTÂNCIA. Qual alternativa apresenta de maneira mais adequada a explicação para o nome de cada um dos quadrantes? a Quadrante I – Necessidade: é fundamental que o foco seja dado totalmente a esse quadrante, já que é o mais necessário. b Quadrante II – Eficácia: é o principal quadrante já que podemos realizar as tarefas mais importantes sem a pressão e o estresse que a urgência nos impõe. c Quadrante III – Decepção: é onde devemos focar a maior parte do tempo para evitar decepções. d Quadrante IV – Desperdício e excesso: é o quadrante prioritário uma vez que podemos desperdiçar o tempo sem culpa. e Não há relação entre os nomes dos quadrantes e as variáveis URGÊNCIA e IMPORTÂNCIA.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Quadrante II – Eficácia: é o principal quadrante já que podemos realizar as tarefas mais importantes sem a pressão e o estresse que a urgência nos impõe.
Explicação passo a passo:
É o quadrante onde conseguimos realizar as tarefas importantes de forma planejada e eficaz.
Quanto ao modelo mental de Stephen Covey, a alternativa que apresenta a explicação para o nome de um dos quadrantes é: Quadrante II – Eficácia: é o principal quadrante já que podemos realizar as tarefas mais importantes sem a pressão e o estresse que a urgência nos impõe (Alternativa B).
O que são os 4 quadrantes de Stephen Covey?
Stephen Covey (1932 - 2012), em seu livro “Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes” apresenta um modelo mental composto por quatro quadrantes.
O primeiro deles corresponde àquilo que é tanto urgente quanto importante, ou seja, tudo que não pode, sob hipótese alguma, ser adiado.
Já o segundo, é composto por tudo aquilo que, apesar de ser importante, não é urgente.
Enquanto isso, o terceiro quadrante, é composto por coisas/atividades que não são importantes, mas, apesar disso, são urgentes.
Por fim, o quarto e último quadrante, corresponde ao que não é urgente nem tampouco importante.
A partir disso, podemos compreender que, como o autor já indica, devemos dar atenção especial às atividades do segundo quadrante, pois isso gerará bem-estar, uma vez que não há a pressão da urgência.
Aprenda mais sobre os quatro quadrantes de Stephen Covey:
https://brainly.com.br/tarefa/18580135