O modelo em quem Hawthorne trabalhou buscou humanizar o trabalho das pessoas e, em 1924, através de uma pesquisa supervisionada por Mayo, buscou verificar a produtividade no local de trabalho, dentro dos princípios da Teoria Clássica. A pesquisa se deu em uma indústria de componentes elétricos, em que a rotatividade (tunover) de pessoas chegava a 250% ao ano, e mesmo tentando incentivos através de aumentos salariais, não trazia satisfação para o funcionário (RICHTER, 2016, p.74). Sobre o modelo de Hawthrne, analise as seguintes afirmativas:
I- Na primeira fase, identificou-se que a parte psicológica do operário estava sendo afetada pelo fator iluminação.
II- A segunda fase não trouxe respostas referentes ao ambiente de trabalho, mas, sim, a forma como eram realizados o pagamento e os intervalos.
III- A terceira fase da experiência trouxe para a organização um novo modelo de coordenação e a criação de entrevistas para identificar os problemas que eram gerados dentro da organização.
IV- Na quarta fase foi verificado que os funcionários, utilizando métodos convencionais, após chegarem ao seu objetivo de produção, continuavam mantendo o ritmo de trabalho.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: RICHTER, Rosana. Fundamentos e teoria organizacional. Indaial: UNIASSELVI, 2016.
a) As afirmativas II e IV estão corretas.
b) As afirmativas I e III estão corretas.
c) As afirmativas I, II e IV estão corretas.
d) As afirmativas I, II e III estão corretas.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Letra B ( I e III )
Explicação:
Primeira Fase: Nessa fase, observou que o grupo que estava na luz variável, trabalhava de acordo com sua intensidade, ora trabalhava mais rápido ora mais lento, assim, os autores identificaram que a parte psicológica do operário estava sendo afetada e resolveram tentar eliminar ou ao menos isolar o fator luz por achar inoportuno.
Segunda Fase: O resultado dessa fase trouxe muitas respostas referentes ao ambiente de trabalho e à forma como eram realizados o pagamento e os intervalos que foram apresentados durante a experiência. As condições de trabalhos eram as mesmas no 7º, 10º e 12º período, percebendo um aumento considerável na produção, no 11º período verificaram alguns fatores estranhos nos resultados, o fator psicológico que havia aparecido em outros fatores sobre a iluminação.
Terceira Fase: A partir desse momento, foi criado um grupo de pesquisas para entrevistar os funcionários e verificar suas concepções referentes à empresa. Esse modelo foi aplicado e recebido de forma satisfatória e era possível a organização ouvir e conhecer as atitudes, sentimentos, opiniões quanto ao trabalho e sugestões referentes ao treinamento dos supervisores. Essa experiência trouxe para a organização um novo modelo de coordenação e a criação de entrevistas para identificar os problemas que eram gerados dentro da organização, na busca pela satisfação dos operários no ambiente de trabalho.
Quarta Fase: Nessa fase da experiência foi verificado que os funcionários, utilizando métodos poucos convencionais, após chegarem ao seu objetivo de produção, passavam a diminuir o ritmo de trabalho. O modelo de pagamento era por quantidade, mas havia um salário-base em caso de interrupção da produção, mas caso a produção aumentasse, o salário aumentaria.
Resposta:
Letra B 4 Fases
Explicação:
Resposta do gabarito