O modelo econômico baseado na agricultura familiar é responsável pela sobrevivência de milhares de famílias em todas as regiões do país. A Organização das Nações Unidas - ONU (2018) alerta para a necessidade de considerar a importância comercial da agricultura familiar já que ela participa com 80% de toda a produção mundial de alimentos. Ainda, no mundo todo, aproximadamente 500 milhões de produtores rurais estão nesse sistema, o que corresponde a 90% de todas as propriedades agrícolas mundiais (ONU, 2018). Mundialmente, das 570 milhões de propriedades agrícolas, mais de 90% dependem principalmente da mão de obra familiar. Esses agricultores familiares são fundamentais para a produção de alimentos e garantia de abastecimento alimentar (ONU, 2018). No Brasil o setor representa 76,8% (3.897.408) dos estabelecimentos agropecuários, contribui com 23% do valor da produção e utiliza 23% da área total. O setor tem importante contribuição social e econômica, emprega 10,1 milhões de pessoas, sendo 67% do total de trabalhadores nos estabelecimentos agropecuários, bem como é essencial na produção de alimentos (IBGE, 2017). BREITENBACH, Raquel. Estratégias de enfrentamento dos efeitos da pandemia na agricultura familiar. Desafio Online, Campo Grande, v.9, n.1, Jan./Abr. 2021. Considerando as informações apresentadas, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. I. A Organização das Nações Unidas (ONU) defende a agricultura familiar como uma atividade essencial para o abastecimento alimentar em termos globais e para o sistema econômico. PORQUE II. A agricultura familiar está na base do sistema de produção de alimentos, sendo o modelo mais recorrente nas propriedades rurais do mundo, sendo responsável pela geração de diversos empregos.
eduarduvianna:
Os esclarecimentos sobre o tratamento dos dados devem ser apresentados de modo claro
Soluções para a tarefa
Respondido por
10
Sobre a agricultura familiar, temos que as asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
A agricultura familiar corresponde ao cultivo da terra que é realizado por pequenos proprietários rurais, que apresenta como mão de obra, em essência, o núcleo familiar, o que contrasta com a agricultura patronal, que faz a utilização de trabalhadores contratados em propriedades maiores.
A agricultura familiar é uma tipologia de agricultura que se desenvolve em pequenas propriedades rurais, em que a colheita dos produtos produzidos é a renda e o alimento dos proprietários.
Bons estudos!
Perguntas interessantes
Matemática,
6 meses atrás
História,
6 meses atrás
Artes,
6 meses atrás
Português,
6 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
Português,
11 meses atrás
Inglês,
11 meses atrás