O modelo do PES - Planejamento Estratégico Situacional atua sob o enfoque situacional e expõem as necessidades e demandas dos atores envolvidos, suas posições diante dos problemas e soluções apresentadas, num processo dinâmico de negociação e pactuação de compromissos e responsabilidades. Para uma mesma situação-problema podemos construir diferentes explicações, em que cada ator social tem a sua visão da realidade, das ações e dos resultados que se pode alcançar. No momento estratégico é momento de analisar os cenários e os atores envolvidos. Identificar interesses e motivações de cada ator. A viabilidade política e a discussão do poder. Momento este que é necessário verificar os recursos necessários e a governabilidade dos atores. O PES é permeado pelas vértices: (1) programa ou projeto de governo, (2) capacidade de governo e (3) governabilidade do sistema.
Disponível em: . Acesso em: 24 de jun. 2018.
Considerando esses vértices, leia as afirmações a seguir:
I. O programa de governo está relacionado ao planejador, de forma que este deve considerar as características e restrições existentes e relaciona-las aos objetivos propostos.
II. Por governabilidade entende-se a capacidade de governo na condução dos negócios, relacionada ao menor controle sobre as variáveis do sistema.
III. A capacidade de governo diz respeito à: competência do governo e habilidades e experiências para conduzir o processo social a objetivos declarados.
IV. A governabilidade do sistema implica em compreender as variáveis que farão parte do planejamento e que podem ser ou não controladas.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I, apenas.
Alternativa 2:
I e II, apenas.
Alternativa 3:
I, II e III, apenas.
Alternativa 4:
I, III e IV, apenas.
Alternativa 5:
I, II, III e IV.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Olá!
As alternativas I, III e IV estão corretas.
Partindo deste ponto, notamos que a governabilidade do sistema está relacionada a forma como os governantes irão cuidar das variáveis, tendo total envolvimento na organização social.
Por isso, o Planejamento Estratégico Situacional dá base para o governante analisar quais os possíveis passos que conduzirão as atitudes.
Porém, devemos lembrar que a governabilidade quando planejada ainda sim pode trazer efeitos negativos, por isso é importante sempre ter planos que vão além da tomada de decisões, para auxiliar a população e o progresso social.
Até mais!
Perguntas interessantes
Matemática,
9 meses atrás
Ed. Física,
9 meses atrás
Geografia,
9 meses atrás
Pedagogia,
1 ano atrás
Direito,
1 ano atrás
ENEM,
1 ano atrás
Saúde,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás