Administração, perguntado por ronaldokassia, 3 meses atrás

O modelo desenvolvido por Williamson (1985; 1991) analisa a eficiência das diversas estruturas de governança como a função da especificidade dos ativos empregados na transação específica. Com base nas dimensões das transações, tal modelo verifica qual estrutura de governança é mais eficiente na coordenação da transação, minimizando os custos destas. Esse modelo compara três formas organizacionais distintas, o mercado (contrato clássico), a hierarquia (contrato relacional, governança unificada ou integração vertical) e a forma híbrida (contrato neoclássico ou governança trilateral).

PALOSCHI TOMÉ, L. H. Coordenação de Redes no Agronegócio. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2017. 218 p.

Sobre as três formas organizacionais apontadas por Williamson (1985; 1991), analise as afirmações a seguir:

I – O contrato clássico, representado pela governança via mercado, é eficiente para governar transações no mercado “ideal”, transações de auto liquidação (spot), em que todas as contingências futuras pertinentes ao contrato e suas consequências são conhecidas.
II – Os contratos neoclássicos são indicados para transações ocasionais que envolvam planejamento de longo prazo, na presença de incerteza, racionalidade limitada e de oportunismo que podem comprometer a continuidade da relação.
III – A estrutura híbrida (governança bilateral), caracteriza-se como uma “mini sociedade” entre as partes, com um canal de negociação contínua que considera todos os fatores relacionados à transação para cada renegociação.
IV – No contrato clássico (governança unificada), a firma integra-se verticalmente a outros elos do sistema agroindustrial (tornando-se sua própria fornecedora ou distribuidora, ou ainda, controlando todo o SAG).

É correto apenas o que se afirma em:
Alternativa 1:
I.

Alternativa 2:
I e II.

Alternativa 3:
I, II e III.

Alternativa 4:
I, III e IV.

Alternativa 5:
I, II, III e IV.

Soluções para a tarefa

Respondido por fernandapaulosouza
8

Resposta:

Alternativa 3: I, II e III

Explicação:

Páginas 100 e 101 do livro Coordenação de Redes no agronegócio/Unicesumar

Perguntas interessantes