O modelo de planejamento participativo mostra-se um caminho ideal para a construção de boas práticas educativas, além de dar voz às partes mais interessadas, nas relações educativas. Nesse sentido, é importante que tal modelo seja efetivo e não apenas algo que conste no papel e não seja real.
Como desafio, responda à seguinte colocação:
Em um ambiente educativo que aplica efetivamente o modelo de planejamento participativo (ou seja, constrói conjuntamente os projetos educativos), como é gerida a relação de participação? Quem participa? Como?
Escreva um texto dissertativo com argumentos que justifiquem sua resposta.
Soluções para a tarefa
Resposta:
PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADO
A prática do planejamento participativo, chamado também de democrático, consiste em construir todas as práticas e projetos educativos, de forma compartilhada entre os atores da educação, tais como: alunos, pais, escola, professores, comunidade etc.
Isso significa dizer que todas as partes que compõem os processos educativos serão ouvidas, que as escolhas serão votadas, que as necessidades da comunidade serão atendidas e contempladas pelos projetos, entre outros.
Na prática, as relações de participação devem ser geridas, de forma democrática, a partir de reuniões, encontros, seminários com pais, alunos, comunidade etc., a fim de escutar os anseios de cada parte e buscar inseri-los nas práticas educativas. Esses encontros devem ser partilhados por todos os interessados, a fim de que se compreendam as necessidades da região/comunidade, para trabalhá-las em conjunto.
Nesse sentido, o ato de planejar de forma democrática viabiliza o diálogo e propicia a participação de todos, nos projetos de educação, não somente da escola, ONG etc. e seus alunos.