O modelo de mosaico fluido proposto por Singer e Nicholson definiu a estrutura da membrana plasmática. Indique a seguir a alternativa correta referente a esse modelo. Escolha uma: a. Esse modelo descreve uma dupla camada proteica, onde os lipídios estão mergulhados e são essenciais para o transporte das substâncias entre as camadas. b. A membrana celular seria composta por duas camadas de fosfolipídios, sem proteínas e com canais de lipídios. c. Esse modelo admite uma estrutura de membrana não rígida, que permite uma fluidez das suas moléculas, sendo formada por dupla camada de fosfolipídios na qual há proteínas mergulhadas. d. A bicamada fosfolipídica teria interrupções, poros revestidos internamente por proteínas que permitiam a passagem de substâncias polares através da membrana e as não polares atravessariam a bicamada diretamente. e. A bicamada glicolipídica seria revestida por estruturas chamadas glicocálix, que atuam na proteção da membrana.
Soluções para a tarefa
O modelo de mosaico fluido proposto por Singer e Nicholson definiu a estrutura da membrana plasmática. Indique a seguir a alternativa correta referente a esse modelo.
________________________________________
Alternativas:
• a)
A bicamada fosfolipídica teria interrupções, poros revestidos internamente por proteínas que permitiam a passagem de substâncias polares através da membrana e as não polares atravessariam a bicamada diretamente.
• b)
A bicamada glicolipídica seria revestida por estruturas chamadas glicocálix, que atuam na proteção da membrana.
• c)
Esse modelo admite uma estrutura de membrana não rígida, que permite uma fluidez das suas moléculas, sendo formada por dupla camada de fosfolipídios na qual há proteínas mergulhadas.
• d)
A membrana celular seria composta por duas camadas de fosfolipídios, sem proteínas e com canais de lipídios.
• e)
Esse modelo descreve uma dupla camada proteica, onde os lipídios estão mergulhados e são essenciais para o transporte das substâncias entre as camadas.
Resposta: Esse modelo admite uma estrutura de membrana não rígida, que permite uma fluidez das suas moléculas, sendo formada por dupla camada de fosfolipídios na qual há proteínas mergulhadas.