Administração, perguntado por giuliaoliveira12, 1 ano atrás

O modelo de liderança situacional, de Paul Hersey e Kenneth H Blanchard, explica como combinar o estilo de liderança com a prontidão dos membros do grupo. É derivado das teorias contingenciais anteriores, ao defender que a eficácia da liderança depende do contexto, como também do perfil do grupo de liderados. Defende a existência de diversos estilos de liderança, que devem ser escolhidos considerando o contexto e o grupo. O programa de treinamento de liderança situacional é amplamente usado por empresas e pelo governo, porque oferece sugestões práticas para lidar com os problemas diários de liderança. DUBRIN, Andrew J. Fundamentos do Comportamento Organizacional. São Paulo: Pioneira, 2003 Com base no que foi exposto, assinale a alternativa que corresponde corretamente ao modelo situacional de liderança. A) A liderança no modelo situacional é classificada de acordo com a intensidade relativa do comportamento voltado para a tarefa ou para o relacionamento em que o subordinado se envolve. B) A prontidão na liderança situacional é definida como a medida em que um gerente tem a habilidade e disposição, ou confiança, para realizar uma tarefa específica. C) Quando uma pessoa se torna mais habilidosa, ela necessita de mais direcionamento sobre como realizar o trabalho, o que faz com que a motivação e o encorajamento deixem de ser importantes. D) O ponto-chave do modelo de liderança situacional é que, quando a prontidão de um dos membros do grupo cresce, o líder deveria inibir essa atitude, pois isso coloca em risco o poder que ele possui. E) O modelo situacional representa um consenso a respeito do pensamento sobre o comportamento de liderança em relação aos membros do grupo: pessoas competentes requerem menos direcionamento especifico do que as pessoas menos competentes.

Soluções para a tarefa

Respondido por bruninho1523
44

Resposta:

Resposta   E

Explicação:

Respondido por Danas
28

A alternativa E) é a correta.

O modelo situacional é um representação do consenso em relação ao comportamento da liderança do grupo, tendo em mente que os liderados e as situações que surgem na equipe exigem soluções diferentes e em medidas diferentes.

Por exemplo, um liderado competente requer menos cuidados do que um menos competente, assim como um funcionário motivado produz mais do que um não motivado.

Espero ter ajudado!

Perguntas interessantes