História, perguntado por hewellynraiwoq, 6 meses atrás

O modelo de governo absolutista tem muitas características marcantes. Dentre elas, podemos destacar:

A) O poder inquestionável do monarca.
B) A pouca influência da burguesia.
C) A aristocracia (nobreza) com muito poder.
D) A eleição direta para altos cargos do governo.​

Soluções para a tarefa

Respondido por rhaysssasantosnascim
2

Resposta:

Características do absolutismo

Uma das principais características do absolutismo era a concentração total do poder na monarquia. Os monarcas do Estado Absolutista tinham plenos poderes para tomar decisões e emitir ordens de acordo com sua conveniência, sem precisar dar satisfação a nenhum órgão da soberania, muito menos, para a sociedade.

A autonomia real interferia até nos assuntos religiosos. Os reis eram responsáveis pela indicação dos cargos eclesiásticos do alto clero, bem como tinham influência na escolha da religião por parte da população.

A criação de leis e decisões executivas sob controle monárquico foi outra característica desse regime político. Os reis e rainhas possuíam autonomia para criar tributações que financiassem suas guerras e seus projetos, tudo isso sem necessitar de nenhuma aprovação. Durante o absolutismo, o Estado interviu na economia, adotando a política econômica do mercantilismo. As principais características desse modelo econômico são: metalismo (acúmulo de metais preciosos), industrialização, protecionismo alfandegário, pacto colonial e balança comercial favorável.

O objetivo da monarquia com o mercantilismo era alcançar o máximo possível de desenvolvimento econômico, através do acúmulo de riquezas. Assim, estimulou o desenvolvimento industrial local, fortalecendo o comércio interno e implantando os impostos alfandegários. A finalidade era reduzir a necessidade de importação e evitar a saída de capital, por isso unificaram a moeda e escolheram um idioma oficial.

Para atingir o objetivo do acúmulo de riquezas, a monarquia privilegiou a classe burguesa. Dessa forma, incentivou a exploração marítima e a ampliação do comércio burguês, uma vez que quanto maior a quantidade de riquezas dentro de um reino, maior seria o seu prestígio, poder e respeito internacional.  

Durante o regime absolutista, os nobres também foram contemplados com isenção de tributos e beneficiados com favores pessoais do rei. Com um modelo de reinado vitalício, o poder no regime absolutista se concentrava nas mesmas famílias e dinastias. A coroa era passada de geração em geração, desse modo, os reis e rainhas absolutistas se mantinham no poder até a morte, quando o trono era passado para o seu sucessor que, geralmente, era um descendente.

Explicação:

acho que e letra B

espero q ajude


rhaysssasantosnascim: eu ajudei vc
hobiieditsxz: Obg moçe
Perguntas interessantes