Matemática, perguntado por manoela23111, 8 meses atrás

O modelo de formação de preços de ativos, ou Capital Asset Pricing Model (CAPM) trabalha com a relação do risco não diversificável sobre o retorno de um ativo qualquer. O coeficiente obtido pela estimativa do beta consiste na medida do risco não diversificável. Para o cálculo do coeficiente associado ao beta é necessária a coleta de dados históricos referentes ao ativo em questão. ARAÚJO, Maria da Piedade; LIMA, Samuel Lyncon Leandro de; GOMES, Adhmir Renan Voltolini; FERREIRA, Rafael Maximiano. Modelo de formação de preços de ativos - CAPM: uma análise do setor financeiro brasileiro. Revista de Contabilidade da UFBA, v. 12, n. 3, p. 111-129, 2018. Com base nisso, assinale a alternativa correta sobre o modelo de formação de preços de ativos. Alternativas Alternativa 1: a equação para cálculo do valor do beta pode ser estimada por meio de uma regressão logística. Alternativa 2: o risco não diversificável é aquele que atinge a conjuntura econômica como um todo, sendo compreendido como o risco que não pode ser evitado. Alternativa 3: o risco não-diversificável é atribuído a fatores de mercado que afetam todas as empresas, porém pode ser eliminado com a diversificação dos ativos. Alternativa 4: no mercado brasileiro, o risco sistemático deve ser calculo pelo Índice Dividendos (IDIV), uma vez que é um indicador de desempenho médio das cotações dos ativos. Alternativa 5: em sua metodologia de cálculo, o CAPM considera o lucro líquido das organizações e o coeficiente beta, e com isso, pode proporcionar uma relevante análise das oportunidades de investimentos.

Soluções para a tarefa

Respondido por fernandaaroncatto
4

Resposta: Alternativa B

Explicação passo-a-passo:

Alternativa 1:  

a equação para cálculo do valor do beta pode ser estimada por meio de uma regressão logística. FALSA. O valor do beta pode ser calculado por meio de uma regressão linear simples.

Alternativa 2:

o risco não diversificável é aquele que atinge a conjuntura econômica como um todo, sendo compreendido como o risco que não pode ser evitado. VERDADEIRA. O risco sistemático  é aquele risco que não pode ser evitado, é o risco não diversificável que atinge a  conjuntura econômica como um todo.

Alternativa 3:

o risco não-diversificável é atribuído a fatores de mercado que afetam todas as empresas, porém pode ser eliminado com a diversificação dos ativos. FALSA .Por consequência da anterior, risco não diversificável não pode ser evitado.

Alternativa 4:

No mercado brasileiro, o risco sistemático deve ser calculo pelo Índice Dividendos (IDIV), uma vez que é um indicador de desempenho médio das cotações dos ativos. FALSA. No mercado brasileiro, o risco sistemático é representado pelo Índice Bovespa  ou Ibovespa.

Alternativa 5:

Em sua metodologia de cálculo, o CAPM considera o lucro líquido das organizações e o coeficiente beta, e com isso, pode proporcionar uma relevante análise das oportunidades de investimentos. FALSA. Por meio da utilização do CAPM, que engloba, na sua metodologia, uma taxa  livre de risco e o coeficiente beta (b ), a empresa conseguirá associar o risco e o  retorno da organização, que são componentes fundamentais para a análise das  oportunidades de investimentos.

Perguntas interessantes