O modelo de educação que estamos “vivenciando” na prática éa educação à distância. A educação a distancia é uma novidade que veio para ficar, está hoje em plena ascensão, por isso, para que possamos utilizá-la bem, precisamos saber um pouco sobre ela.
Na era da informação e do conhecimento, a educação a distância se torna uma constante e muitos são aqueles que precisam dela. Com o acesso à Internet popularizado na atualidade, a troca de informações e conhecimentos passou a desconsiderar as distâncias físicas e temporais.
Neste tipo de educação são usadas diferentes ferramentas como: e-mail, videoaulas, fóruns, chats, blogs e web.
Em um país como o nosso, no qual a grande extensão territorial dificulta a igualdade de oportunidades educacionais, a educação a distância pode ser a chave para diminuir esse abismo de desigualdade social.
Cabe aos educadores, procurar mais e mais compreender este novo modelo de educação e utilizá-lo da melhor forma, preparando profissionais, principalmente aqueles que não podem se beneficiar do ensino convencional. Nesse modelo de educação, também, está presente a avaliação, ainda hoje não muito coerente com o modelo de educação do qual falamos.
E afinal, como está implantada a avaliação nessa modalidade de educação? A distância? Quais são as reais possibilidades desta avaliação?
De acordo com Piletti (1987, p.190):
Avaliação é um processo contínuo de pesquisas que visa interpretar os conhecimentos, habilidades e atitudes dos alunos, tendo em vista mudanças esperadas no comportamento, propostas nos objetivos educacionais, a fim de que haja condições de decidir sobre alternativas do planejamento do trabalho do professor e da escola como um todo.
A informática e as redes de comunicação assumem novos papéis no processo de transformação social ao integrar a educação, tecnologias interativas, onde o professor e o aluno mantêm contato virtual, por meio das diversas ferramentas disponíveis. A aprendizagem ocorre de forma mais independente para o aluno, oportunizando a ele uma maior flexibilidade na organização de suas ideias.
O processo de avaliação a distância deve contemplar a aprendizagem. Assim, como na educação convencional, a avaliação deve ser processual e o professor não pode avaliar o aluno em um único momento: a avaliação deverá ser contínua, sistemática e cumulativa, presente em todas as etapas do trabalho do professor, permitindo a ele e ao aluno reconhecerem quais foram os objetivos alcançados.
Veja você: o que interessa nesse modelo de avaliação e, consequentemente, numa avaliação da aprendizagem, é analisar a capacidade de reflexão crítica dos alunos frente às suas próprias experiências, a fim de que estes possam atuar, dentro de seus limites, e perceber o que os impede de agir para transformar aquilo que julgam ainda limitado.
A avaliação em cursos a distância precisa acompanhar as evoluções ocorridas na educação, deixando de ser algo isolado para ser um componente presente em todo o processo de ensino e de aprendizagem.
No ambiente tradicional de aprendizagem existem basicamente duas maneiras de avaliar o aluno: avaliações formais, que consistem basicamente de provas e trabalhos, e avaliações ditas “informais”, as quais envolvem a observação do interesse, participação, frequência do aluno etc.
Na educação a distância, a tarefa de observar o aluno é dificultada pela perda de contato face a face entre o mesmo e o professor. Para poder lidar com essa nova variante, situação onde o estudante não está ali presente, são analisadas as várias formas de interação deste com os tutores, professores tutores no ambiente de aprendizagem.
A aprendizagem significativa é reflexiva, (as pessoas são construtoras de seus próprios conhecimentos). Assim, a presença ou ausência não é fator primordial na avaliação, mas sim como e se o estudante organiza, estrutura e utiliza a informação para resolver problemas mais complexos.
Para terminar reflita acerca das seguintes citações:
O que podemos observar é que a proposição de sistemas alternativos de ensino ou a constituição de novos ambientes de aprendizagem que tenham por base a EAD pressupõem novos paradigmas educacionais. A ‘velha escola’, aquela onde todos faziam tudo ao mesmo tempo, partindo do princípio de que todos podiam aprender tudo de maneira homogênea, já não atende mais às necessidades dos tempos atuais. (ALONSO, 1996, p.181)
Na EAD a maior parte do tempo do professor não é ‘lecionar’, mas acompanhar, gerenciar, supervisionar, avaliar o que está acontecendo ao longo do curso. O papel do professor muda claramente: orienta, mais do que explica. Isto também pode acontecer na educação presencial; mas até agora desenvolvemos a cultura da centralidade do papel do professor como o falante, o que informa, o que dá as respostas. A EAD de qualidade nos mostra algumas formas de focar mais a aprendizagem do que o ensino. (MORAN, 2011,n.p.)
Soluções para a tarefa
Pelo enunciado tem-se "qual é o decreto-lei que regulamenta a ead?", tem-se que é regulamentada pelo artigo 80 da lei n° 9.394 de 20 de dezembro de 1996.
Sendo esse tipo de modalidade atingindo as faixas etárias predominantes de:
- jovens;
- adultos.
Importância do ensino a distância
O ensino EAD leva a educação para pessoas que não tem tempo, nem disponibilidade física de comparecer a uma instituição de ensino.
A educação brasileira a distância vem ganhado cada vez mais aceitação entre alunos, o que faz com se gere cada vez mais conteúdos online.
Um dos grandes diferenciais do ensino à distância é a flexibilidade em acessar o conteúdo e assistir as aulas de qualquer local com acesso à internet, por meio de:
- conteúdos web;
- plataforma online.
O aluno ainda tem suporte para tirar dúvidas online a fim de promover a difusão do ensino e aprendizado.
Vantagens do ensino a distância
Dentre assuntos que tronam-se vantagens ao processo de estudar EAD, pode-se citar:
- elaboração Conceitos básicos como alfabetização;
- Fóruns, e, debates sobre questões cotidianas;
- Ensino de matemática e operações;
- Divisão do país;
Contextos históricos e políticos nacionais.
Além disso, o aluno ainda tem suporte para tirar dúvidas online a fim de promover a difusão do ensino e aprendizado na educação Brasil.
Resposta:
De acordo com a autora do estudo quais são as causas
Explicação: