O modelo de educação esportiva (Sport Education), proposto por Siedentop (1994) foi criado com o intuito de gerar experiências esportivas valiosas para jovens do sexo feminino e masculino no contexto da Educação Física. Neste modelo, é importante que os professores correspondam formas de jogo adequadas às capacidades dos alunos, motivando-os e mobilizando-os a uma participação relevante. RESENDE, R. Iniciação esportiva. UniCesumar, Núcleo de Educação à Distância. Maringá-PR, 2018. Quanto aos objetivos do modelo de educação esportiva (Sport Education), proposto por Siedentop (1994), assinale “V” para as afirmações verdadeiras e “F” para as afirmações falsas a seguir. I. Melhorar a capacidade de jogo por meio do progresso das habilidades específicas, leitura de jogo e tomada de decisão. II. Fomentar a individualidade, instigando-os a chamar a responsabilidade somente para si. III. Fomentar a liderança, porém com partilha de responsabilidades. IV. Melhorar as capacidades técnicas dos jovens. V. Instigar a maior autonomia dos jovens. As afirmações I, II, III, IV e V são, respectivamente: Alternativas Alternativa 1: V, V, F, V, V. Alternativa 2: F, V, F, V, V. Alternativa 3: V, V, V, F, F. Alternativa 4: V, F, V, F, V. Alternativa 5: F, V, V, V, F.
Soluções para a tarefa
A alternativa correta é a 4)
O modelo de educação esportiva visa melhorar as capacidades de jogo por meio do progresso de habilidades específicas que são a leitura de jogo e a tomada de decisões.
Esse modelo busca fomentar a liderança com a responsabilidade compartilhada entre todos os integrantes, além de instigar a maior autonomia dos jovens envolvidos com esse modelo de educação.
Espero ter ajudado!
Resposta:
Alternativa 4:
V, F, V, F, V.
Explicação:
O objetivo do modelo de educação esportiva
é:
• Melhorar a capacidade de jogo por
meio do progresso das habilidades específicas,
da leitura de jogo e da consequente
tomada de decisão.
• Melhorar as capacidades físicas e psicológicas.
• Fomentar a autonomia, a liderança
e a partilha de responsabilidades na
PAG 30