O modelo das 5 forças do Porter é um dos mais utilizados para a formulação de estratégias de negócio. Dentre As barreiras de entrada que podemos encontrar e que dificultam o ingresso de novos concorrentes encontramos, exceto:
1- Imagem consolidada
2- Ampla linha de crédito
3- Legislação restritiva
4- Exigência de alta tecnologia
5- Capital inicial alto
Soluções para a tarefa
2- Ampla linha de crédito
Explicação:
8 exemplos de barreiras de entrada
1- Marcas consolidadas no mercado
Entra um mercado com marcas de prestígio e consolidadas é extremamente difícil se estabelecer. É por esse tipo de desafio que marcas de automóveis chineses passam ao tentar entrar em mercados internacionais.
2- Patentes
Uma tradicional barreira de entrada é a existência de patentes. Só depois que o prazo de vigência desta proteção legal expirar é que outros competidores poderão fabricar um produto ou fornecer aquele serviço de forma muito semelhante ao detentor da patente.
3- Políticas governamentais
Para abrir um banco, por exemplo, uma série de requisitos legais e licenças devem ser tiradas. Essas regulamentações rígidas dos governos para algumas áreas são exemplos de barreiras de entrada típicos.
Diferente de abrir um restaurante ou uma rede hotéis, alguns segmentos de mercado, como companhias de seguros e hospitais, além das instituições financeiras já mencionadas, precisam de uma melhor fiscalização para proteger a sociedade, o que torna a entrada nesses mercados mais difícil.
4- Domínio de tecnologias de ponta
É mais fácil fabricar cortadores de grama do que carros, assim como estes são mais fáceis de produzir do que aviões.
O domínio de determinadas tecnologias também pode ser um bom exemplo de barreiras de entrada.
5- Economia de escala
Ao entrar em um mercado, dificilmente o novo entrante conseguirá produzir as mesmas quantidades dos concorrentes já estabelecidos. Os custos fixos de produção podem tornar muito difícil superar este estágio inicial, inviabilizando a chegada de novos concorrentes.
6- Curva de aprendizado
Alguns ramos se caracterizam por uma operação complexa ou que demanda um aprendizado nem sempre fácil. Restaurantes de luxo e grifes de moda são um exemplo típico, onde a entrada de novos concorrentes muitas vezes só acontece quando um chef ou um estilista já aprendeu o suficiente na empresa onde estava e decide abrir seu próprio negócio.
7- Alta necessidade da capital
O ramo de energia é um dos que mais apresenta exemplos de barreiras de entrada deste tipo. Imagine a quantidade de capital necessária para construir uma usina nuclear ou plataformas de petróleo!
8- Acesso a canais de distribuição
Muitos fornecedores exigem exclusividade de seus distribuidores, ou estes já estão satisfeitos com a lucratividade que as marcas tradicionais oferecem e preferem não arriscar com novos entrantes.
Fonte: HEFLO
Resposta:
Ampla linha de crédito
Explicação:
GABARITO ESTACIO